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Emissão de certidão imobiliária será 100% online; entenda como funciona
Antes havia uma demora enorme o que gerava muitas reclamações.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 11/08/2025 14:11
Geral
Certidão de Integração ao Cadastro Imobiliário (Foto: Ascom Semf)

Agora a emissão da Certidão de Integração ao Cadastro Imobiliário passa a ser feita de forma prática e totalmente de forma online. A nova plataforma está disponível através do site da Prefeitura de Teresina, onde o usuário pode acessar por meio das abas “Serviços mais acessados” ou “Serviços por perfil – imóvel”.  

O contribuinte ou despachante precisa apenas informar o CPF do proprietário do imóvel e o número da inscrição imobiliária, o sistema gera automaticamente a taxa de expediente, que deve ser paga para permitir a emissão do documento. Após o pagamento a compensação bancária ocorre.  

A compensação deve ocorrer até uma hora com pagamento realizados pelo Banco do Brasil ou no dia útil seguinte com pagamentos realizados por outros bancos. Após a compensação, a certidão é emitida automaticamente. 

Anteriormente, a solicitação da certidão exigia a abertura de um processo administrativo por meio do sistema SEI. Onde demandava tempo, já que o pedido passava por várias etapas internas, como triagem, conferência documental, análise por auditores. 

O número do CPF deve esta corretamente vinculado ao proprietário do imóvel e o imóvel também precisa estar sem débitos para que a certidão possa ser emitida. 

 
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