Certidão de Integração ao Cadastro Imobiliário (Foto: Ascom Semf)
Agora a emissão da Certidão de Integração ao Cadastro Imobiliário passa a ser feita de forma prática e totalmente de forma online. A nova plataforma está disponível através do site da Prefeitura de Teresina, onde o usuário pode acessar por meio das abas “Serviços mais acessados” ou “Serviços por perfil – imóvel”.
O contribuinte ou despachante precisa apenas informar o CPF do proprietário do imóvel e o número da inscrição imobiliária, o sistema gera automaticamente a taxa de expediente, que deve ser paga para permitir a emissão do documento. Após o pagamento a compensação bancária ocorre.
A compensação deve ocorrer até uma hora com pagamento realizados pelo Banco do Brasil ou no dia útil seguinte com pagamentos realizados por outros bancos. Após a compensação, a certidão é emitida automaticamente.
Anteriormente, a solicitação da certidão exigia a abertura de um processo administrativo por meio do sistema SEI. Onde demandava tempo, já que o pedido passava por várias etapas internas, como triagem, conferência documental, análise por auditores.
O número do CPF deve esta corretamente vinculado ao proprietário do imóvel e o imóvel também precisa estar sem débitos para que a certidão possa ser emitida.