O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) homenageou, na manhã desta sexta-feira (22), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva, com a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Piauí – Desembargador José Vidal de Freitas – Grau Ouro, a mais alta condecoração da Justiça Eleitoral piauiense.
A homenagem foi proposta pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e aprovada por unanimidade em sessão judiciária realizada em julho. A justificativa destacou os relevantes serviços prestados por Marcello Terto no âmbito do CNJ, com reflexos positivos em todo o Judiciário e, em especial, na Justiça Eleitoral.
Em entrevista, Marcello Terto ressaltou o significado da homenagem.
“É uma reconexão com minha terra, com minhas origens. Representar a advocacia no Conselho Nacional de Justiça e receber o reconhecimento dos nossos é motivo de alegria, honra e responsabilidade”, afirmou.
O presidente do TRE-PI, Sebastião Martins, também destacou a trajetória do homenageado. “Marcello Terto tem uma carreira brilhante. É motivo de honra para o Piauí ter no CNJ um representante de sua terra, um grande piauiense”, disse.
Natural de Teresina, Marcello Terto é procurador do Estado de Goiás e conselheiro do CNJ, reconduzido em fevereiro de 2025 para novo mandato. Atualmente, ocupa o cargo de Ouvidor Nacional de Justiça. Em sua carreira, presidiu a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) e a Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), além de ter recebido diversas homenagens nacionais.
A Medalha do Mérito Eleitoral Grau Ouro é concedida a pessoas ou instituições que prestam serviços de relevância à Justiça Eleitoral do Piauí. Foi instituída pela Resolução TRE-PI nº 221/2011 e é a maior distinção concedida pelo tribunal.