EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Encontro debate políticas de transporte escolar no território Vale do Guaribas
A iniciativa acontece em vários estado da região Nordeste através do Projeto Cecate Nordeste
Por Dulina Fernandes
Publicado em 26/08/2025 15:12
Municipios
Foto: Reprodução

 

 

Aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Picos, uma reunião para debater a política de transporte escolar no território do Vale do Guaribas.

O encontro foi realizado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) através do Projeto Cecate Nordeste, iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que visa fortalecer as políticas nacionais de transporte escolar por meio dos Centros Colaboradores de Apoio ao Transporte Escolar (CECATE).

A formação, promovida em todo o Nordeste, busca trabalhar a atuação de políticas públicas voltadas para o transporte escolar junto aos gestores municipais. Dessa forma, a iniciativa pretende colaborar para a boa execução dessas políticas, conforme explicou o pesquisador do Projeto, Marcos Willames.

“[O projeto] Trabalha a atuação, com foco no transporte escolar, das políticas PNATE [Política Nacional de Transporte Escolar] e Caminho da Escola, onde debate a questão da execução, do planejamento e da prestação de contas das duas políticas do transporte escolar diretamente com os gestores, técnicos e conselheiros. [...] A gente vêm trabalhar de perto com os municípios”, pontuou.

O pesquisador foi um dos palestrantes no evento em Picos. Segundo ele, o encontro foi direcionado para secretários de educação, dirigentes, técnicos de secretarias e conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

O supervisor de Transporte Escolar do Município de Picos, Carlos Leal, destacou a importância da iniciativa para o município. “É muito importante [para] possibilitar que nossos alunos cheguem até as escolas. É uma missão muito bonita”.

CONFIRA A ENTREVISTA COM O PESQUISADOR

Comentários