Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A Câmara de Vereadores de Parnaíba recebeu, com grande pesar, a notícia do feminicídio da ex-comandante da Guarda Municipal, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro, durante uma audiência pública que discutia o enfrentamento à violência contra a mulher, realizada na manhã desta quarta-feira (27). As atividades da Câmara foram suspensas por sete dias.
Penélope Brito e o vereador Thiciano Ribeiro foram mortos a tiros no início da manhã, no centro de Teresina. O principal suspeito do crime é o ex-marido de Penélope, o guarda municipal Fernando Castro, que foi preso horas após o crime.
Os vereadores foram informados sobre o crime durante uma audiência sobre Agosto Lilás, que foi suspensa pelos parlamentares.
“Com muita tristeza e amargura, recebemos a notícia, que nos pegou de surpresa. Estávamos ali debatendo dispositivos legais, formas de atuação e, no meio da audiência, somos confrontados com um caso real de feminicídio envolvendo duas figuras públicas da nossa cidade”, declarou a vereadora e presidente da sessão, vereadora Neta da Kolping.
Segundo a vereadora, Thiciano Ribeiro estava há apenas três meses no cargo e mantinha uma relação próxima com os demais parlamentares.
“Era um menino, como o chamávamos. Sempre muito cordial, participativo, amigo. Tínhamos uma relação muito próxima, fazíamos caminhadas juntos, ele frequentava meu gabinete. Foi um impacto enorme”, lamentou a vereadora.
A vereadora também destacou o simbolismo trágico do crime ter ocorrido justamente durante a discussão do tema do feminicídio.
“É uma prova concreta de que a violência de gênero está presente em todos os espaços. Isso mostra que não podemos baixar a guarda. A luta é diária, constante. Vamos retomar essa audiência com ainda mais força, em respeito às vítimas e à urgência do tema", acrescentou.
A Câmara Municipal decretou sete dias de luto oficial. As bandeiras foram hasteadas a meio mastro e uma nota de pesar foi emitida pelo presidente da Casa Legislativa.
O velório do vereador Thiciano Ribeiro, deve acontecer na Câmara Municipal de Parnaíba.
A tragédia reacendeu o debate sobre a violência contra a mulher e a necessidade de um enfrentamento permanente. A vereadora encerrou sua fala com um apelo.
“É urgente que todos — autoridades, instituições e sociedade — assumam sua responsabilidade. Isso não é mais sobre estatísticas, é sobre vidas que estamos perdendo dentro de nossas próprias casas e em espaços públicos", concluiu.
Comunicado da Câmara sobre luto de 7 dias
A Câmara Municipal de Parnaíba comunica à população que, diante dos trágicos acontecimentos que vitimaram o vereador Thiciano Ribeiro da Cruz e a senhora Penélope Miranda de Brito, ex-comandante da Guarda Municipal de Parnaíba, foi decretado luto oficial de 07 (sete) dias no âmbito do Legislativo Municipal.
Em respeito à memória das vítimas e em solidariedade aos familiares, amigos e à sociedade parnaibana, todas as atividades que estavam agendadas para os próximos dias foram suspensas, incluindo a Audiência Pública que trataria sobre os serviços da empresa Aegea (Águas do Piauí).
A Câmara Municipal se une em oração e manifesta profundo pesar diante das irreparáveis perdas.
Daniel Jackson Araújo de Souza
Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

