Fotos: Ascom
Teresina aderiu, nesta sexta-feira (5), de forma parcial, ao programa Piauí Saúde Digital, iniciativa do Governo do Estado que amplia e facilita o acesso da população aos serviços de saúde por meio da telemedicina. Com a parceria, os pacientes da rede hospitalar e ambulatorial da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital passam a ser beneficiados com telelaudos, recurso que reduz o tempo de espera para a emissão de diagnósticos em exames de imagem.
“Ao longo desses 50 dias à frente da FMS, identificamos dificuldades para garantir os laudos dos exames de imagem. Optamos por aderir de forma parcial ao Piauí Saúde Digital para dar mais celeridade aos laudos, melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, realizar diagnósticos mais rápidos e garantir acesso ao tratamento”, afirmou Leopoldina Cipriano, presidente da FMS.
Com a adesão, os exames de imagem realizados pela atenção básica do município passam a contar com o reforço dos telelaudos emitidos pelo Piauí Saúde Digital.
“Isso é muito bom para o estado e muito bom para Teresina. Estamos aqui para colaborar. Vamos integrar os equipamentos da FMS que realizam exames de imagem. "Estaremos sempre abertos e, quando a FMS quiser, a adesão às teleconsultas poderá ser feita, de forma que as UBS de Teresina possam agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera.”, destacou o secretário de Estado da Saúde.

Ele também ressaltou a importância da cooperação entre os entes públicos para a melhoria da saúde. “É o Governo do Piauí trabalhando juntamente com a FMS, que aceitou a nossa colaboração. A saúde é tripartite, feita em harmonia e diálogo. Podem existir divergências, mas sempre chegamos ao consenso, porque o que importa, no final, é a população”, declarou.
Atualmente, nos 223 municípios que já aderiram integralmente ao Piauí Saúde Digital, além dos telelaudos, o programa oferece atendimento 24 horas com clínicos gerais, todos os dias da semana, por meio de aplicativo de celular. Também estão disponíveis consultas médicas especializadas em dermatologia, endocrinologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, urologia, obstetrícia, nutrição e psicologia.