Offline
MENU
NA ONDA DO ESPORTE
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Operação da PF combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
Foram cumpridos 13 mandados em quatro estados
Radioagência Nacional - Por Tatiana Alves
Publicado em 08/09/2025 15:26
Brasil
© EBC/TV BRASIL

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (8), uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Justiça também determinou o bloqueio de mais de R$ 265 milhões em valores e a suspensão das atividades econômicas de empresas envolvidas no esquema.

A investigação teve início com a apreensão de duas toneladas de cassiterita, em Boa Vista, Roraima. O inquérito apura se houve facilitação na emissão de licenças ambientais fraudulentas com o objetivo de legalizar a extração de minério. 

A perícia identificou irregularidades em processos ambientais usados para “esquentar” o minério, termo usado para dar aparência de legitimidade a minérios extraídos de forma ilegal. Para isso, os envolvidos contam com a ajuda de intermediários, empresas de fachada, além da manipulação de documentos e licenças ambientais para ocultar a origem ilícita da atividade.

 

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários