MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
‘Rigor e rapidez’, diz Antônio Lopes ao assumir como desembargador do TJ-PI
Por Dulina Fernandes
Publicado em 12/09/2025 21:24
Piaui

Foto: Cidadeverde.com

 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou, nesta sexta-feira (12), a posse solene do desembargador Antônio Lopes de Oliveira, em cerimônia no Auditório Pleno do Palácio da Justiça, em Teresina. O magistrado foi eleito no dia 25 de junho, pelo critério de antiguidade, para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Haroldo Oliveira Rehem.

Com quase quatro décadas dedicadas ao Judiciário piauiense, Antônio Lopes atuava até então como juiz titular da Vara de Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e contra as Relações de Consumo da comarca de Teresina. Ao assumir o novo posto, destacou a importância do momento e o compromisso com a celeridade e imparcialidade nos julgamentos.

“Estou feliz por chegar a esse ponto máximo da profissão. Aqui, nesta Corte tão fabulosa, quero aprender, compreender e atuar com respeito. Minha prioridade será atender principalmente aos mais fragilizados, atuando como mediador que aplica a justiça de forma equilibrada”, afirmou o desembargador.

Ele também ressaltou o desafio de se aprofundar no Direito Civil, área que passará a integrar sua rotina de trabalho, e reforçou seu lema de não atrasar processos.

“Quero impor uma política de rigor, seriedade e rapidez. O TJ-PI já é reconhecido nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem evoluído muito com o processo eletrônico. Minha contribuição será uma justiça célere, imparcial e justa, sem qualquer desvio”, completou.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades do Judiciário e de outras instituições. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins destacou a relevância da trajetória de Antônio Lopes.

“É um magistrado experiente, com longa carreira e muitos serviços prestados. É um momento de alegria e festa para o Tribunal de Justiça, que agora conta com 21 desembargadores atuando, aguardando apenas a vaga destinada à OAB pelo quinto constitucional”, disse.

A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, também ressaltou a importância da posse. “O desembargador Antônio Lopes é um homem de muito trabalho prestado à justiça do Piauí. Tenho certeza que fará um grande trabalho nessa nova missão. A Defensoria, como instituição essencial ao sistema de justiça, reforça os votos de sucesso e seguirá em harmonia com o Poder Judiciário”, concluiu.

Comentários