Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), afirmou na manhã desta segunda-feira (15) que a expectativa é de que o Governo do Estado encaminhe nas próximas semanas a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 ao parlamento.
Segundo ele, o texto será encaminhado pelo governador Rafael Fonteles após elaboração conjunta entre a Secretaria da Fazenda, o Planejamento e os demais poderes.
“Vamos aguardar o envio que o governo irá mandar através da Secretaria do Planejamento, na verdade, através do governador Rafael, mas elaborado pela Fazenda, pelo Planejamento e também em discussões com os demais poderes. Será logo em seguida lido o projeto de lei encaminhado para a Comissão de Finanças, que é lá que os temas e os debates acontecem”, afirmou.
O presidente também destacou que a Alepi sediará reunião com representantes das secretarias estaduais e da Águas do Piauí, responsável pelo serviço de abastecimento, para discutir medidas de enfrentamento à seca. Ele reforçou que o problema exige soluções estruturais e permanentes.
“Claro que o carro-pipa é um paliativo. Enquanto não tivermos obras de maior magnitude, como grandes adutoras, não será possível resolver o problema definitivamente. O Estado já faz a sua parte, mas é preciso a união da Assembleia, da bancada federal e de todos os atores envolvidos para que consigamos avançar”, disse.
A lei orçamentária definirá as diretrizes de investimento e a distribuição de recursos do Estado para 2026.