Foto: OAB Piauí/Divulgação
A advocacia piauiense escolhe nesta segunda-feira (22) os nomes que irão compor a lista do quinto constitucional destinada ao preenchimento da 22ª vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). De acordo com a OAB, Mais de 10 mil advogados estão aptos a votar.
A eleição acontece das 8h às 18h, em formato totalmente digital, pela plataforma Webvoto. Cada eleitor poderá indicar até 12 candidatos, em um processo que, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, representa um avanço democrático e tecnológico, permitindo o acesso pelo celular, tablet ou computador, de qualquer lugar.
Na última semana, a Justiça Federal reafirmou a legalidade do Edital 01/2025 da OAB-PI, que regulamenta a eleição. A decisão indeferiu pedido de suspensão feito contra o processo e destacou que o procedimento segue determinação do Supremo Tribunal Federal. O presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, avaliou a decisão como um reforço à transparência e à segurança jurídica do processo.
Próximas etapas
Após a votação desta segunda-feira, os candidatos mais votados serão submetidos a sabatina no Conselho Pleno da OAB-PI, que definirá a lista sêxtupla. Em seguida, o Tribunal de Justiça do Piauí reduzirá a relação para três nomes. A escolha final do novo desembargador caberá ao governador do Estado.