MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebe título de cidadão piauiense
Por Dulina Fernandes
Publicado em 24/09/2025 13:32
Piaui
  • Nisia Trindade-ex-ministra-saudeRenato Andrade/Cidadeverde.com
  • titulo de cidadania nisia trindadeRenato Andrade/ Cidade Verde
  • titulo de cidadania nisia trindadeRenato Andrade/ Cidade Verde
  • nisia-trindade-ministra-Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • titulo de cidadania nisia trindadeRenato Andrade/ Cidade Verde

 

Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadania Piauiense à professora e pesquisadora Nísia Trindade Lima, ex-ministra da Saúde. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e aprovada pelos parlamentares da Casa. 

Após a solenidade, a programação inclui visita à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, obra considerada referência da saúde pública estadual, acompanhada pelo deputado Marcus Vinícius.

Nísia Trindade tem trajetória reconhecida no campo da saúde pública e da ciência. Foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre 2017 e 2022, e assumiu em 2023 o Ministério da Saúde no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cargo que exerceu até 2025. Sua gestão foi marcada pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), incentivo à pesquisa científica e pela articulação nacional em programas de imunização, prevenção e atenção básica.

Durante entrevista a ex-ministra destacou a emoção de receber o reconhecimento no Piauí.

“Muita emoção também. Fico feliz de ver que eu tive uma contribuição nessa história recente, tão valorizada aqui no Piauí. Isso deixa o coração internecido, mas sobretudo a consciência que cumprimos um trabalho importante, que não é só nosso, porque no meu caso são quase 40 anos na saúde pública e ter esse reconhecimento no Piauí é muito especial”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luís, ressaltou a importância da atuação de Nísia para o estado. “Foi uma pessoa importante para o governo do Piauí e para o Brasil, porque capitaneou a retomada da vacinação, que estava realmente em negatividade pelo governo anterior. A ministra voltou a mostrar que a ciência deve ser usada para salvar vidas. O Piauí passou a ser o primeiro estado do Brasil em cobertura vacinal com o apoio dela. Também aportou recursos de mais de 20 milhões de reais para mutirões de cirurgias”, afirmou.

O deputado Marcus Kalume, propositor da honraria, destacou a relevância do trabalho da ex-ministra e sua ligação com o Piauí. “A doutora Nísia Trindade tem um currículo técnico invejável, mas a principal característica é o seu senso de humanidade. Foi responsável por destinar os recursos necessários para a finalização e inauguração da Maternidade Dona Evangelina Rosa, além de apoiar programas de cirurgias eletivas e fortalecer a atenção primária. Primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde  e agora também é piauiense, com o título muito merecido de cidadã piauiense”, declarou.

Comentários