MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Lula e Zelensky se reúnem em Nova York e defendem busca por solução pacífica para a guerra
Por Dulina Fernandes
Publicado em 24/09/2025 18:33
Geral

 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24), em Nova York, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a pedido do líder ucraniano. O encontro ocorreu durante Assembleia Geral da ONU.

Lula lamentou o sofrimento humano causado pelos mais de três anos de combates e reforçou sua convicção de que não haverá solução militar para o conflito.

O presidente brasileiro declarou apoio ao processo de diálogo iniciado em Istambul, em maio, e às conversas realizadas no Alasca e em Washington. Defendeu ainda maior envolvimento da ONU e afirmou que um entendimento sobre um cessar-fogo deveria ser o primeiro passo de uma negociação.

Durante seu discurso na Assembleia Geral, Zelensky acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de tentar expandir a guerra além da Ucrânia. “Drones russos já estão sobrevoando a Europa. As operações russas estão se espalhando por outros países", disse.

"Ninguém pode se sentir seguro neste momento”, ressaltou o ucraniano, que também apontou a guerra como responsável por desencadear a corrida armamentista mais destrutiva da história.

Zelensky compartilhou impressões sobre os últimos desdobramentos no campo de batalha e agradeceu os esforços de Lula em favor da paz, destacando a criação do Grupo de Amigos da Paz, formado por Brasil e China. Lula reafirmou sua disposição em contribuir para a solução pacífica do conflito.

Comentários