O Piauí passa a contar, a partir desta sexta-feira (26), com 27 novos médicos especialistas do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Os profissionais serão recepcionados às 13h no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e já começam a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializados em regiões onde há carência de profissionais, reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
De acordo com a coordenadora-geral de residências do Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo, o reforço abrange diferentes áreas da medicina.
“Aqui no Piauí estão chegando anestesiologista, cirurgião geral, cirurgião oncológico, que é um dos eixos de destaque, a atenção ao câncer, coloproctologista, gastroenterologista, ginecologista, cardiologista, ultrassonografista, entre outros profissionais”, detalhou.
Priscilla destacou ainda os investimentos para fortalecer os programas de residência médica.
“A gente está ampliando o investimento na formação de especialistas por meio de residências. Estamos com editais abertos, com 3 mil novas bolsas para residência médica e mil novas bolsas para residência em área profissional da saúde. Também teremos incentivos à preceptoria, à coordenação de programas de residência e estamos certificando hospitais de ensino”, afirmou.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Do total de profissionais, 18 atuarão em 10 hospitais da rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e os outros nove serão distribuídos em unidades municipais, como policlínicas, hospitais públicos e filantrópicos.
No Piauí, os médicos irão reforçar o atendimento nos seguintes hospitais:
Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato
Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante – Corrente
Hospital Regional Tibério Nunes e Policlínica de Floriano Teresa Chaib – Floriano
Hospital Regional Eustáquio Portela – Valença do Piauí
Hospital Regional de Campo Maior – Campo Maior
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Dr. Marques Basto e Hospital Infantil Dr. Mirocles Veras – Parnaíba
Hospital Regional Chagas Rodrigues e Centro de Saúde da Mulher – Piripiri
Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário (HU) – Teresina
Hospital Regional Justino Luz e Centro Integrado de Saúde de Picos – Picos
Segundo o Ministério da Saúde, o Mais Médicos Especialistas (PMME) é um dos dez eixos do programa Agora Tem Especialistas, que contempla áreas prioritárias como oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ortopedia e oncologia. A meta é ampliar a oferta de consultas e cirurgias eletivas nessas especialidades em todo o país.