MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Metanol: Segurança investiga empresa que vendeu bebida contaminada em Parnaíba
Por Dulina Fernandes
Publicado em 04/10/2025 14:19
Piaui

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

 

secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou que é seguro consumir bebidas alcoólicas no estado, desde que a procedência seja conhecida. Ele informou que, até o momento, há três casos suspeitos de contaminação por metanol em investigação. Um deles envolve consumo humano em Parnaíba e outros dois se referem a lotes apreendidos no sul do estado, cujas origens estão sendo analisadas.

De acordo com o secretário, as ações seguem orientação do Ministério da Saúde e contam com a participação da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado, do Ministério Público e do Instituto de Criminalística.

“Todos os casos em que houver indício de intoxicação serão examinados imediatamente com os equipamentos que temos, principalmente o cromatógrafo gasoso, que identifica a presença de metanol”, explicou.


 

Chico Lucas também orientou a população a adquirir bebidas em locais confiáveis e destacou que cervejas e vinhos apresentam menor risco de contaminação. “Metanol geralmente é encontrado em bebidas destiladas. Além disso, é importante se alimentar, beber bastante líquido e, principalmente, nunca dirigir após consumir álcool”, alertou.

Investigação

O Governo do Estado informou que está em reunião permanente desde que surgiram as primeiras suspeitas e que todas as medidas estão sendo adotadas de forma integrada. A Polícia Civil investiga a origem das bebidas e a veracidade dos fatos.

As ações seguem os protocolos nacionais, em articulação com o Ministério Público, a Secretaria de Saúde e outros órgãos competentes, com o objetivo de garantir a segurança da população e prestar esclarecimentos à sociedade.

Casos suspeitos de adulteração podem ser denunciados anonimamente pelo B.O. Fácil ou pelo número 0800 086 0190.

Comentários