O auditório Maria Amélia recebeu, na manhã deste sábado, a gravação do especial Viva Piauí – raízes que inspiram, juventudes que conectam. O programa, em comemoração ao Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, destacou soluções inovadoras em tecnologia apresentadas por jovens piauienses.
Dividido em quatro blocos, o especial apresentou startups e aplicativos voltados para o dia a dia da população. Nos três primeiros blocos, foram exibidas soluções criadas por estudantes do Piauí, que utilizaram robôs, barcos, sprays, capacetes e cápsulas para resolver problemas identificados em suas próprias comunidades. Além disso, desenvolvedores de games mostraram jogos ambientados em cenários marcantes do estado.
O último bloco do programa contou com a Batalha do Jenipapo 5.0, em que estudantes da rede pública estadual apresentaram projetos tecnológicos nas áreas de meio ambiente, educação, cultura, saúde, mobilidade urbana e inovação social. As seis equipes participantes concorreram a prêmios oferecidos pelo Armazém Paraíba.
A premiação teve a presença do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, que elogiou as iniciativas dos alunos.
“Momento muito especial de celebração do nosso estado, do nosso povo, dos nossos jovens da escola pública do Piauí, que estão tendo uma série de oportunidades nas escolas da rede estadual de tempo integral, com cursos técnicos na área da tecnologia, desenvolvendo projetos e mostrando tudo isso aqui no programa Viva Piauí. Eu parabenizo a TV Cidade Verde por essa iniciativa incrível de destacar as potencialidades humanas, culturais e geográficas do nosso estado. Nosso povo, sua capacidade e competência estão sendo mostrados aqui. Hoje, nossos alunos brilharam”, afirmou o secretário.
O programa especial Viva Piauí será exibido no dia 18 de outubro, na TV Cidade Verde, a partir das 12h. A reprise vai ao ar no dia 19 de outubro, pelo canal 5.2.