O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta segunda-feira (6), da entrega de retroescavadeiras adquiridas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Ministério da Agricultura e Pecuária. A primeira solenidade ocorrereu no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, e beneficiam 28 municípios piauienses. Pela tarde em uma, nova etapa, mais equipamentos serão entregues, totalizando 30 veículos.
Durante o evento, Rafael Fonteles destacou a importância do programa e o impacto das emendas parlamentares que viabilizaram os equipamentos.
“Valorizar a bancada federal, com o governo do presidente Lula, resulta em benefícios concretos para nossa população do campo. Então são várias máquinas agrícolas, dezenas delas, só nessa segunda-feira são entregues hoje para dezenas de municípios”, afirmou o governador. Ele acrescentou que as entregas fazem parte de uma ação contínua. “Como tem acontecido periodicamente nesse programa Promaq do governo federal, e eu estou aqui prestigiando porque essas ações se somam às ações do governo do Estado.”
O deputado federal Júlio César (PSD) ressaltou o papel das emendas parlamentares no fortalecimento dos municípios. “Muito importantes emendas nossas da senadora Jussara, mas também com o aval do presidente Lula. O presidente Lula tem dado prioridade às ações que cada parlamentar faz em favor dos municípios. Isto é o que dá eficiência na gestão de cada prefeito, de cada prefeita em todos os municípios do Piauí”, disse. O parlamentar informou que, desde o início do ano, já foram entregues mais de 30 tratores e retroescavadeiras. “
Já o deputado estadual João Madison (MDB) também participou da solenidade e enfatizou o impacto direto dos equipamentos no dia a dia das prefeituras. “Esses equipamentos não são apenas para as zonas rurais, também a zona urbana é muito importante na coleta de lixo e outras ações que cada prefeito tem em seu município”, afirmou.
Campo
Os equipamentos entregues foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), e de emendas dos senadores Marcelo Castro e Jussara Lima, além do deputado Júlio César. No Piauí, o Promaq é coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA/PI) e tem o objetivo de impulsionar a mecanização agrícola, fortalecendo a produção e a infraestrutura rural.
As retroescavadeiras contemplam prefeituras, associações e entidades rurais dos municípios de Altos, Alto Longá, Avelino Lopes, Campinas do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal, Coivaras, Coronel José Dias, Corrente, Esperantina, Fronteiras, Itaueira, Jacobina do Piauí, José de Freitas, Manoel Emídio, Miguel Alves, Oeiras, Pajeú do Piauí, Paulistana, Pavussú, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, Santa Filomena, Sigefredo Pacheco, União e Valença do Piauí.