Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
.jpeg)
O governador Rafael Fonteles comemorou nesta quarta-feira (9) a redução dos casos de feminicídios no Piauí e ressaltou o desempenho das forças de segurança do estado. Segundo ele, os índices de violência vêm caindo de forma contínua ao longo de 2025, consolidando resultados positivos em todas as áreas monitoradas pela Secretaria de Segurança Pública.
“Mais uma vez, eu quero parabenizar o trabalho dos homens e mulheres que fazem a segurança pública do estado do Piauí. Estamos colhendo, neste ano, redução dos indicadores de violência. E eu queria dar uma notícia importante a vocês. Os dois tipos de violência que ainda não tínhamos conseguido mudar a curva para uma curva de redução, nós finalmente conseguimos: feminicídios e óbitos no trânsito”, declarou o governador.
Rafael Fonteles explicou que a queda nos casos de feminicídio começou a ser observada a partir de abril, após o reforço de ações específicas voltadas à proteção das mulheres e à intensificação das campanhas de enfrentamento à violência de gênero. Segundo ele, “mês a mês nós temos tido um número menor do que o correspondente mês do ano passado”.
O governador também destacou a redução dos óbitos no trânsito, tanto na capital quanto no interior, resultado de ações de fiscalização, campanhas educativas e da operação “Porteira Fechada”, que tem retirado animais das rodovias estaduais. Desde o início da operação, os acidentes causados por animais na pista caíram 25%.
Redução acidentes
Fonteles afirmou ainda que 2025 deve registrar o menor número de homicídios dos últimos dez anos no Piauí. “O número de roubos de celular e de veículos também apresenta redução superior a 50% em relação a 2022”, completou.
Ao final, o governador atribuiu os resultados à atuação integrada das forças de segurança e ao comando do secretário Chico Lucas. “As nossas forças de segurança estão conseguindo dar respostas a todos os tipos de crime. Este ano teremos redução em todos os indicadores, o que mostra que o trabalho está funcionando”, afirmou.