Chamamento público possibilita ampliar as ações socioeducativas, culturais, esportivas e profissionalizantes, otimizando as políticas públicas sobre drogas no estado /
A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) lançou, no dia 9 de outubro, o edital de chamamento público nº 002/2025 – Modalidade Prevenção, destinado à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem ações preventivas relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
O edital integra o novo processo de termos de fomento e tem como objetivo ampliar as ações socioeducativas, culturais, esportivas e profissionalizantes, otimizando as políticas públicas sobre drogas no estado e incentivando práticas que promovam saúde, cidadania e inclusão.
A coordenadora de Enfrentamento às Drogas, Simone Pereira, destacou que a separação dos editais por modalidade representa uma evolução na gestão das parcerias.
“Antes, tínhamos um único edital para prevenção e acolhimento. Agora, cada área terá um processo próprio, com regras específicas e condicionalidades voltadas ao tipo de ação que será desenvolvida. Isso garante mais clareza e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou a gestora.
Simone também ressaltou que as organizações terão 30 dias para apresentar seus planos de trabalho, que serão analisados pela equipe técnica da Cendfol.
“Nosso compromisso é avaliar com responsabilidade cada proposta, verificando se ela está de acordo com a estrutura da instituição e com as metas estabelecidas”, completou Pereira.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP), dentro do prazo estabelecido.
Confira aqui o edital Modalidade Prevenção.
