Com redução de 50% nos roubos de celulares, projeto do Piauí inspira lei de combate ao crime em São Paulo
Uma comitiva de delegados da Secretaria de Segurança do Piauí apresentou os resultados alcançados no estado, a vereadores e outras autoridades na Câmara Municipal de São Paulo
Os expressivos resultados alcançados pelo Governo do Piauí no combate a roubos e furtos de celulares foram apresentados a vereadores e outras autoridades da cidade de São Paulo, nesta terça-feira (14). Em 3 anos, a redução deste tipo de crime no território piauiense foi de 50%.
Representantes das forças de segurança do Piauí compartilharam a experiência desenvolvida no estado, durante a apresentação do Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Enfrentamento à Rede de Receptação e Recuperação de Celulares Roubados e Furtados, na capital paulista.
Foto: Douglas Ferreira | Rede Câmara SP
“Relatamos o trabalho desenvolvido nos últimos três anos, que resultou em uma redução de 50% no número diário de roubos de aparelhos e também na taxa de roubos por 100 mil habitantes. São números muito positivos para o nosso estado, e queremos vê-los sendo repetidos em outras regiões do país”, destacou o diretor de inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.
O projeto em tramitação em São Paulo prevê a criação de mecanismos para facilitar a devolução de aparelhos às vítimas, inibir o comércio clandestino e reduzir os índices de criminalidade. Entre as medidas estão o registro e o cadastro de aparelhos telefônicos, a criação de uma plataforma digital de acompanhamento e campanhas educativas sobre o uso do código IMEI e de aplicativos de segurança.
Foto: Douglas Ferreira | Rede Câmara SP
Durante a agenda, os representantes da SSP-PI participaram de uma coletiva de imprensa e de uma audiência pública da Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara. O debate contou com a presença de vereadores, representantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e da Ouvidoria da Polícia de São Paulo. O convite partiu da bancada do PT na Câmara de Vereadores.
Foto: Douglas Ferreira | Rede Câmara SP
O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Matheus Zanatta, ressaltou que o reconhecimento da experiência piauiense, reflete o trabalho conjunto das equipes de segurança. “É motivo de muito orgulho ver o projeto ‘Meu Celular de Volta’, desenvolvido no Piauí, servir de referência para outros estados e capitais do país. Esse reconhecimento mostra que o trabalho integrado entre inteligência, tecnologia e ações de campo tem dado resultados concretos no enfrentamento ao roubo e furto de celulares”, finalizou.
Também compôs a comitiva piauiense , o diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Yan Brainer.