Em entrevista à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (15), o secretário estadual de Comunicação, Marcelo Nolleto, destacou a importância dos piauienses manifestarem o sentimento de pertencimento e orgulho pelas suas origens durante as celebrações do Dia do Piauí, comemorado em 19 de outubro. E anunciou a programação que será realizada em comemoração aos 203 anos de Adesão do Piauí à Independência do Brasil.(Veja programação completa abaixo)
“Está mais do que na hora de nós, piauienses, abraçarmos a nossa identidade, de vestirmos a nossa bandeira e trazermos isso para dentro da nossa casa, para mostrarmos aos nossos filhos. A partir disso, a gente consegue enxergar o tamanho da nossa grandiosidade”, afirmou o gestor.
Nolleto explicou que, além de promover manifestações culturais, religiosas e cívicas, a campanha do Dia do Piauí deste ano busca estimular o sentimento de orgulho e pertencimento dos piauienses em torno de um de seus principais símbolos, a bandeira do estado.
“Acreditamos que isso não é bobagem, não é só um simbolismo raso. É um simbolismo que traz essa identificação, que nos faz olhar para nós como piauienses, com todas as nossas virtudes. Nossa aposta é ter esse resgate da bandeira", disse o secretário.
De acordo com Nolleto, a exaltação da bandeira do Piauí é um ponto de partida para fortalecer o vínculo dos piauienses com sua história e os avanços recentes do estado. “Nossa ideia é trazer, através do símbolo da bandeira, o retorno do olhar para si, para o piauiense enquanto povo. A partir daí, fazer com que todos nós enxerguemos esses grandes avanços”, declarou.
Neste sentido, o secretário listou algumas ações do governo nas áreas de educação, tecnologia e saúde pública, que, segundo ele, colocam o Piauí em posição de destaque não apenas em âmbito nacional, mas até mesmo fora do país.
“Essa celebração é simbólica, mas também de muitos avanços que temos conseguido. Na educação, com 100% das escolas de tempo integral. Não tem nenhum outro estado do país que tenha isso. Não tem nenhum estado na América Latina que tenha uma secretaria de inteligência artificial”, afirmou.
“Em nenhum lugar do mundo que tenha um programa como o Piauí Saúde Digital que nos permite ter 1 milhão de atendimentos com dignidade para as pessoas na palma da mão ter acesso a um clínico geral ou especialistas. São diversos avanços que às vezes a gente não se dá conta disso", completou Nolleto.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Programação Dia do Piauí
A programação oficial para as Comemorações Alusivas ao 203º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil – “Dia do Piauí” iniciam nesta quinta (16) e vão até o dia 19.
Dia 16 de outubro de 2025 (quinta-feira)
19h – Culto em Ação de Graças Local: Centro de Convenções da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP). Endereço: Rua Jacob Martins, 791 – Parque São João – Teresina/PI
Dia 18 de outubro de 2025 (sábado)
PARNAÍBA
19h – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí Local: Complexo Porto das Barcas – Parnaíba/PI
TERESINA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL
19h: Festival Terra Querida Local: Central de Artesanato Mestre Dezinho Shows: Batuque Elétrico, Roque Moreira, Narguilé Hidromecânico, Alma Roots, Narcoliricista, Taiguara Bruno, Rebecca Teixeira e Adra Lyz.
Dia 19 de outubro de 2025 (domingo)
PARNAÍBA
7h45 – Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento de Bandeiras Local: Praça da Graça – Parnaíba/PI
8h – Te Deum Laudamus em Ação de Graças Local: Igreja do Rosário – Praça da Graça – Parnaíba/PI
TERESINA
8h - Feira na Praça Local: Praça Pedro II Shows: Samba no Coreto e Carta Branca
17h – Missa em Ação de Graças Local: Catedral de Nossa Senhora das Dores – Praça Saraiva – Teresina/PI
17h45 – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí Local: Theatro 4 de Setembro – Praça Pedro II – Teresina/PI
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
15h: Samba Central Local: Central de Artesanato Mestre Dezinho Shows: 100% Só pra Sambar e da cantora Soraya Castelo Branco
19h: “Feitos no Piauí” Local: Adro da Igreja de São Benedito Apresentação: da Orquestra Sanfônica de Teresina e de um grande show especial “Feitos no Piauí”, com artistas que representam o melhor da música piauiense: Quaresma, Vavá Ribeiro, Teófilo, Monise Borges, Luana Campos, Roraima, Lily Araujo, Fabio Crazy, Leo Xenhenem, Narcoliricista e Tipuá, Lázaro do Piauí e Ostiga Jr.