A Batalha do Jenipapo 5.0 reuniu seis equipes de estudantes que desenvolveram propostas de soluções práticas para diferentes áreas, tendo a tecnologia como ponto de partida. Antes de subirem ao palco do programa Viva Piauí, os participantes conheceram as regras da competição e participaram do sorteio dos temas. O momento contou com a presença do empresário Ely Bezerra, sócio-fundador da Foxinline Tecnology.
Durante as apresentações, cada grupo teve dois minutos para expor suas ideias aos jurados, que avaliaram os projetos segundo critérios de criatividade, viabilidade e impacto social.
A equipe de Mobilidade Urbana foi eleita a mais criativa. A equipe de Cultura conquistou o título de projeto mais viável. O maior impacto no cotidiano foi atribuído à equipe de Inovação Social, enquanto o destaque geral ficou com a equipe de Educação.
O evento, realizado no bairro Monte Castelo, em Teresina, foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que destacou o papel das iniciativas educacionais na formação de jovens com perfil inovador.
“É um orgulho ver os alunos da escola pública do Piauí brilhando, resolvendo desafios reais e aplicando o aprendizado, na prática. Eles demonstraram criatividade, desenvolvimento tecnológico e comprometimento com a sociedade. Nós temos incentivado isso, que eles sejam solucionadores de problemas e desafios. Essa foi uma experiência única e transformadora, que foi participar dessa competição onde puderam mostrar o potencial que possuem e tudo o que já aprenderam na escola”, ressaltou o secretário.
A Batalha do Jenipapo 5.0 integrou as celebrações do Dia do Piauí, promovendo o engajamento de estudantes e incentivando o desenvolvimento de ideias voltadas à melhoria da realidade local.