Foto: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução Youtube
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um encontro entre ambos pode acontecer na Malásia neste mês, disse uma autoridade da Casa Branca nesta quarta-feira (22).
O governo brasileiro afirmou neste mês que os dois líderes tiveram um telefonema amistoso, melhorando as perspectivas para as relações bilaterais que atingiram seu nível mais baixo em décadas recentemente.
Lula chegou à Indonésia nesta quarta (22). Em seguida, na sexta (24), o presidente segue para a Malásia, onde permanecerá até terça (28). Ele e o presidente norte-americano vão participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A expectativa de encontro entre Trump e Lula segue sendo para domingo (26), durante a cúpula. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) já havia dito que o presidente brasileiro estava com um espaço na agenda caso houvesse sinalização positiva da Casa Branca.
O encontro entre os dois está sendo negociado desde semana passada, quando o chanceler Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington. A conversa abriu portas para negociações sobre tarifaço norte-americano imposto a exportações nacionais, após meses de relações conflituosas entre os países.
Ainda não há um horário certo para o possível encontro entre os dois presidentes, apesar de aliados aos dois governos terem confirmado que preparativos estão sendo realizados para o encontro.