MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PDT descarta chapa proporcional após reunião com o governador
Por Dulina Fernandes
Publicado em 24/10/2025 12:36
Política

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

 

O vereador Fernando Lima (PDT) admitiu que o partido praticamente descarta a formação de uma chapa proporcional para disputar as eleições de 2026 no Piauí. Segundo ele, a definição foi consolidada após uma reunião com o governador Rafael Fonteles (PT), que indicou a manutenção de apenas duas chapas proporcionais no estado, uma do MDB e outra do PT.

“Olha, a gente defende que tenha, mas a gente sabe da dificuldade, então é algo realmente bastante remoto. A gente teve uma reunião com o governador há cerca de dez dias e lá é prego batido, ponta virada, vai ter duas chapas proporcionais para estadual, uma no MDB, outra no PT, e duas chapas proporcionais para federal, uma no PT e outra no PSD. Então, muito difícil, defendo que tenha, mas é muito difícil a gente conseguir fazer”, afirmou o parlamentar.

Com a decisão, a tendência é que o PDT não consiga viabilizar candidatura própria para deputado estadual ou federal, o que deve provocar o realinhamento de lideranças da sigla. Um dos principais nomes do partido, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, já recebeu convites do PT e do MDB e pode deixar o PDT nos próximos meses.

A expectativa é que até maio do ano que vem, o grupo político de Enzo defina o novo destino partidário, acompanhando a estratégia do governador de concentrar as candidaturas proporcionais em duas chapas fortes, com foco na disputa de 2026.

Comentários