MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Panorama Político: Prefeitos da região tendem a fracionar apoios na eleição do próximo ano
Confira mais uma edição da coluna
Por Dulina Fernandes
Publicado em 24/10/2025 20:32
Picos

Alguns prefeitos de municípios da região de Picos estão dispostos a fracionar seus apoios na eleição do próximo ano. O que se ouve nesses municípios é que os gestores afirmam votar em determinado candidato, mas não pretendem tirar votos de outro. Na prática, direcionam lideranças para pedir votos a um segundo nome, que não é o oficialmente declarado.

De olho no pereiro

Esse fenômeno tende a ocorrer com candidatos a deputado estadual, federal e deve ser ainda mais intenso na disputa pelo Senado. Parece que esses mandatários, ou receberam algumas folhas de pereiro, ou almejam recebê-las.

Indefinições

Comentários que circulam nas rodas de conversa da política picoense apontam para um cenário de indefinições. O ex-prefeito Gil Paraibano (Progressistas) ainda não anunciou oficialmente se vai disputar uma vaga na Câmara Federal. A indefinição tem incomodado lideranças do chamado “baixo clero” que ainda não migraram para a base governista.

O último dos moicanos

Na Câmara Municipal, o vereador Afonsinho (Progressistas) é considerado “o último dos moicanos”. Ele aguarda uma definição de Gil Paraibano para decidir sua postura na eleição do próximo ano. Segundo fontes, se não houver um projeto político palpável, não será surpresa se o parlamentar pedir votos para uma candidata a deputada estadual. O colunista não tem pistas sobre quem seria essa postulante, mas pede aos leitores que ajudem a desvendar.

 

De volta às origens

O ex-vereador Marcos Buriti (PSD) trocou figurinhas com Gil Paraibano e afirmou já ter sido procurado por candidatos a deputado federal e estadual, mas não fechou compromisso com nenhum. Caso Paraibano decida disputar uma vaga na Câmara Federal, Buriti poderá apoiá-lo. Afinal, ele iniciou sua militância política no grupo do ex-prefeito.

Em novo endereço

Após o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) punir e advertir lideranças que frequentavam o chamado “gabinete da raiva”, o local foi esvaziado. Um novo espaço passou a concentrar os buchichos da política picoense. Um defensor do prefeito sugeriu que o gestor inclua o local no plano de revitalização da cidade e retire a árvore que sombreia o camarim.

Medo

É verdade que os repreendidos pelo chefe do Palácio querem distância do espaço dos descontentes. Mas a “turma da birra” continua disseminando com força os bastidores da política local.

Se mexendo

A oposição ao prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Cassiano (Solidariedade), liderada pelo ex-vereador João Guilherme e pelo ex-prefeito Valdenilson Borges (PSD), foi recebida pelo governador Rafael Fonteles (PT). A comitiva voltou animada com o resultado da reunião, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB), responsável por viabilizar o diálogo.

Agora são elas

As vereadoras picoenses Creusa Nunes (MDB), Dalva Mocó (PSB), Valdivia Santos (PT) e Noêmia Marques (Progressistas) participaram da 3ª Conferência Nacional de Vereadoras, em Brasília. O evento reuniu legisladoras de todo o país para debater políticas públicas, fortalecer a representatividade feminina e trocar experiências sobre gestão municipal.

Demandas apresentadas

Durante a visita à capital federal, as representantes do legislativo picoense estiveram nos gabinetes dos deputados e senadores que apoiam, além de visitar órgãos do Governo Federal em busca de parcerias e projetos para o desenvolvimento de Picos.

Olha ele aí

O ex-secretário de Turismo do Piauí e atual gerente de Turismo da Investe Piauí, José Neto Monteiro, voltou aos holofotes. Zé Neto, como é conhecido, foi homenageado na abertura do BTM – Brazil Travel Market 2025, principal evento B2B de turismo do Norte e Nordeste, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Merecido

O reconhecimento veio pelas contribuições relevantes ao turismo nacional e regional, com destaque para ações integradas com o estado do Ceará. José Neto integra o grupo de personalidades que fortaleceram o setor turístico e foi laureado pela BBC Eventos, organizadora da feira, que celebra sua 14ª edição.

Avalanche

Em Geminiano, a vereadora Camila Cipriano (PT) ficará sozinha na oposição à gestão do prefeito Jaylson Campos (PSD). A oposição conquistou cinco das nove cadeiras na eleição passada, mas antes mesmo da posse, os vereadores Netinho e Edilene de Biá (ambos do PT) aderiram ao bloco governista. Também migraram os suplentes Nego Edson e Graça de Messias, além do candidato derrotado Manim da Coca e várias lideranças ligadas a ele.

Se afastou

O vereador Filho Marques (PT) já dava sinais de que mudaria de lado antes mesmo do carnaval. Formalizou apoio à administração e deve se afastar do mandato para assumir a Secretaria de Cultura, integrando a equipe “Jaylson Futebol Clube”. Em seu lugar, assumirá a suplente Graça de Messias.

Pulou

A última a ser “picada pela mosca azul” foi a vereadora Cláudia da Van (MDB), antes ligada ao grupo do ex-prefeito Tony Borges, que perdeu representatividade no legislativo geminianense. Empresários como Durval e Rogério, além do suplente Jairo Oliveira, devem ocupar os espaços deixados pelos dissidentes.

Comentários