O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e com ele a ansiedade e certas inseguranças sobre o que fazer, o que evitar e como será o desempenho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
O diretor do CEV CPC, Clemilson Martins, explica que, nessa reta final, o foco é nas revisões e fala sobre um dos principais erros que os candidatos cometem ao fazer a prova.
"O principal erro que os candidatos cometem é não terem confiança no próprio aprendizado, é preciso confiar e focar nos temas mais recorrentes", disse.
Clemilson também destaca que um dos pontos mais importantes é sempre se atentar aos horários e locais de provas, sob o risco de chegar no Enem atrasado e perder a oportunidade.
"Outra coisa importante é: olhar teu local de prova. Fique ligado nos horários para não chegar atrasado e encontrar com os portões fechados", afirmou.
Por fim, o diretor do CEV CPC ressalta que é necessário que os candidatos também foquem em descansar e cita um tempo com a família, amigos e igreja, como formas de aliviar a ansiedade para o exame e manda uma mensagem para o público.
"Família, igreja e amigos, são boas alternativas paras você poder se desestressar e ficar mais tranquilo para fazer o Enem. Na hora da prova, sempre com confiança e lembre-se, você passou, não só o ano inteiro para isso, mas a vida inteira", finalizou.