Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde
O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciaram que o Piauí lançará, no fim de novembro, um amplo programa de expansão do ensino superior e técnico-profissional no estado. Denominado “superchoque educacional”, o plano tem como meta dobrar o número de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, com foco em áreas estratégicas como tecnologia, engenharia, ciência e matemática.
Segundo o governador, a iniciativa vai integrar as ações da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto de Tecnologia do Piauí e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com instituições federais e o sistema S.
“Nós vamos anunciar, no final de novembro, o grande superchoque educacional no ensino superior. Serão mais cursos, mais unidades na capital e no interior, sobretudo nas áreas ligadas às vocações produtivas do estado, para fortalecer o desenvolvimento e dobrar o número de vagas”, afirmou Rafael Fonteles.
O secretário Washington Bandeira destacou que o programa prevê uma unificação da oferta de cursos do ensino médio técnico e do ensino superior. “Vamos lançar agora em novembro, como disse o governador, uma unificação que vai reunir cursos profissionalizantes, tecnólogos, bacharelados e pós-graduação, todos conectados com as cadeias econômicas do Piauí. Queremos formar nossos jovens para o mercado de trabalho e também para o empreendedorismo, contribuindo para atrair investimentos e fortalecer o ambiente de negócios do estado”, explicou.
Com o “superchoque educacional”, o governo estadual pretende consolidar uma rede de formação voltada para o crescimento das áreas produtivas e tecnológicas do Piauí, ampliando o acesso à educação e preparando mão de obra qualificada para novos investimentos públicos e privados.