O ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participaram nesta quarta-feira (5) do lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) em Teresina. O evento, realizado no Centro de Convenções, reuniu mais de 1,7 mil educadores e marcou também a entrega de vouchers do Programa Mais Professores para o Brasil, que concede crédito de R$ 3 mil a docentes com bons resultados no Ideb para a compra de notebooks e tablets.
Durante o evento, o ministro destacou que a criação da carteira é uma forma de reconhecimento à importância dos professores da educação básica.
“Professor tem que ganhar bem nesse país, mas é preciso também criar uma cultura de valorização. Muitos professores me contaram que precisavam mostrar o contracheque para provar que eram docentes e obter um desconto. Por isso, decidimos criar uma identidade que reconheça oficialmente a profissão”, afirmou Camilo Santana.
Ele explicou que a CNDB será enviada aos professores de forma física pelos Correios e também estará disponível em formato digital. “Todos os professores do país terão direito à carteira, prevista em lei sancionada pelo presidente Lula. Além disso, estamos firmando parcerias com empresas para oferecer benefícios e descontos em serviços, cultura, transporte, alimentação e tecnologia”, disse o ministro.
Leia também:
Para obter a Carteira Nacional Docente, o professor deve estar em efetivo exercício educação pública ou privada e seguir os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Isso inclui o preenchimento de um formulário de solicitação, com envio de dados cadastrais e foto.
Já governador Rafael Fonteles destacou que a agenda do ministro no Piauí reforça o compromisso do governo federal com a educação em todas as etapas, da creche à pós-graduação.
“Ontem tivemos anúncios importantes: o curso de medicina em Floriano, o campus do Impa Tech Nordeste em Teresina, a posse do novo reitor do IFPI e a criação de cinco novos campi. Hoje, o dia é dedicado à valorização dos professores, com a entrega dessa carteira que representa o reconhecimento da sociedade e vem acompanhada de benefícios e políticas de qualificação”, afirmou.
Benefícios
A Carteira Nacional Docente garante aos professores acesso a vantagens previstas em lei federal e ofertadas por instituições públicas e privadas. O documento assegura identificação oficial da categoria e permite o acesso à meia-entrada em atividades culturais, como cinemas, teatros e eventos. A carteira também dá acesso ao programa de benefícios da plataforma #TôComProf, que reúne iniciativas com bancos públicos, empresas de tecnologia, redes de farmácias, plataformas digitais e serviços diversos.
Entre as vantagens previstas estão isenção de anuidade em cartão de crédito, taxas bancárias diferenciadas, descontos em transporte, alimentação por aplicativos de delivery, hospedagem e compra de produtos e ferramentas educacionais. O MEC informou que novas parcerias estão sendo formalizadas e que os benefícios serão ampliados gradualmente, de acordo com os acordos firmados com empresas e instituições participantes.
Mestrado e Doutorado
O governador também ressaltou os avanços nas políticas de valorização docente. “As bolsas de mestrado e doutorado ficaram anos sem correção, e agora houve aumento de até 70%. Isso é fundamental, porque não se faz ciência sem bolsas de pesquisa. Além disso, o governo federal trabalha para aprimorar os planos de carreira e o piso salarial dos profissionais da educação”, completou.
De acordo com o Ministério da Educação, mais de 57 mil professores do Piauí já podem solicitar a Carteira Nacional Docente. No país, o benefício alcançará cerca de 2,7 milhões de profissionais da educação básica e superior, das redes públicas e privadas. A CNDB dá acesso a descontos em atividades culturais e em serviços de empresas parceiras do programa #TôComProf, que integra o Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025.
O programa também prevê ações voltadas à formação e à valorização dos docentes, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, a Bolsa Mais Professores, a Prova Nacional Docente e o Portal de Formação. Durante o evento em Teresina, 900 professores receberam a carteira e 60 foram reconhecidos por resultados de destaque no Ideb.
Impacto no Piauí
O secretário de Educação, Washington Bandeira, valorizou o benefício que a carteira trará para os educadores.
"Foram distribuídas 850 carteiras nacionais de identificação a docentes do Brasil. Adicionalmente, foram concedidos 60 vales para a aquisição de equipamentos tecnológicos, como tablets e computadores. A carteira, que além de identificar os professores, reconhece a importância fundamental dessa profissão, oferece uma variedade de benefícios. Dentre eles, destacam-se o acesso a meia entrada em cinemas e eventos culturais, além de vantagens em instituições financeiras, como financiamentos e cartões de crédito", finalizou.