O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, afirmou que o principal foco da gestão neste momento é consolidar o ensino médio em tempo integral em todas as escolas do Piauí e elevar a rede estadual ao topo dos indicadores nacionais.
Segundo ele, o Piauí já é destaque como a melhor educação do Nordeste e a quarta melhor do Brasil, resultado de um conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais, ampliação de obras e fortalecimento do ensino técnico profissionalizante.
“O nosso foco é total agora em levar a educação do Piauí à melhor educação do Brasil. Já somos a melhor do Nordeste, a quarta melhor do país. Esse salto foi dado na nossa gestão”, afirmou o secretário.
Washington Bandeira destacou que o Estado executa mais de 300 obras em andamento em unidades escolares, com o objetivo de deixá-las no chamado “padrão ouro”, estrutura completa para o funcionamento pleno do tempo integral.
“Vamos precisar também de um incremento de financiamento. E além do Fundeb, nós temos ainda os recursos do precatório do Fundef, que rateamos com os servidores, e o Tesouro Estadual. Estamos tocando com serenidade, equilíbrio fiscal e muita responsabilidade”, pontuou.
Sistema Nacional de Educação e integração entre redes
O secretário ressaltou ainda a importância da criação do Sistema Nacional de Educação, sancionado recentemente pelo presidente Lula, que oficializa a integração entre municípios, estados e União para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas e compartilhamento de dados.
“É o SUS da educação. Esse processo de cooperação vai garantir que todos tenham o mesmo nível de qualidade e que as estratégias sejam construídas e executadas juntas”, explicou.
Washington Bandeira também citou a relação de cooperação entre a rede estadual e as prefeituras, por meio do Pacto pela Educação, e o investimento histórico na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
“A Uespi passa pelo maior investimento estrutural e pedagógico da sua história. E o Pacto pela Educação reforça essa colaboração com os municípios, compartilhando metas e estratégias”, destacou.