Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
.jpeg)
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A temática foi anunciada nas redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) momentos após o início da aplicação do primeiro dia de prova, neste domingo (9).
Com base no tema, os candidatos deverão escrever um texto do tipo dissertativo-argumentativo, redigido em linguagem formal da língua portuguesa, e apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. A nota poderá variar de zero a mil pontos e obedecerá à Matriz de Referência do exame.
Sugestões de abordagens
A professora Hildeana Rodrigues, de Redação do Colégio Madre Savina, comentou sobre o tema e discorreu várias abordagens que os candidatos podem fazer no seu texto, como a questão do etarismo, da falta de políticas públicas, do analfabetismo digital e a questão da saúde.
“É um tema que trabalha sobre a minoria social, sendo os idosos, dá para a gente trabalhar o tema em vários aspectos, cultural, social, econômico e de saúde”.
Sobre o etarismo, a professora afirma que a abordagem seria sobre percepção da sociedade que é muito pejorativa e discriminatória sobre a pessoa idosa.
“Podemos destacar também a dificuldade no acesso aos benefícios da aposentadoria do INSS, tendo dificuldade dessa comunicação digital, em que impossibilita muitas vezes eles de acessarem aos próprios benefícios. E que muitas vezes a insuficiência de políticas públicas interfere diretamente na estrutura familiar, principalmente as que falam sobre envelhecimento e manutenção da longevidade através do assistencialismo na saúde, fazendo com que a expectativa de vida aumentada acaba se tornando um problema para a família”, fora outras que a professora destacou como argumentos que poderiam ser abordados.
O horário de início da aplicação é às 13h30 (horário de Brasília), e a saída dos candidatos só é permitida a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Quem quiser levar o caderno poderá sair apenas após as 18h30, quando termina o tempo total de prova.
No Piauí, 120.040 pessoas estão inscritas no Enem deste ano, o maior número dos últimos cinco anos. A segunda etapa da avaliação será aplicada no próximo domingo, dia 16, com provas de ciências da natureza e matemática.