O Governo do Piauí ampliou o número de municípios em situação de emergência por causa da seca. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, reconhece oficialmente que 126 cidades enfrentam situação de seca extrema. A medida foi assinada pelo governador Rafael Fonteles após agravamento do quadro entre os meses de junho e agosto no Sudeste piauiense.
A situação deve piorar até o final do ano, segundo prognóstico para o trimestre setembro-novembro, que prevê chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas.
De acordo com o decreto, a decisão leva em conta o colapso no abastecimento de água em diversas localidades, o esgotamento de poços artesianos e os prejuízos à agricultura e à pecuária, que sustentam boa parte da economia em diversos município piauienses. O documento cita ainda “inúmeras solicitações” de prefeitos pedindo “socorro emergencial”, como o envio de caminhões-pipa, alimentos, produtos de higiene e insumos agrícolas.
O governo destacou que o ciclo de 2024 encerrou com 100% do território piauiense em situação de seca, quando que vem persistindo em 2025. O reconhecimento da emergência permite que os municípios acessem recursos federais por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, da Defesa Civil Nacional.
A SEMARH reforçou que o acompanhamento da estiagem é fundamental para evitar o colapso de serviços básicos. O decreto tem validade imediata e assegura prioridade na adoção de medidas para minimizar aos efeitos da seca sobre a população das cidades afetadas.
Com o novo decreto, os 126 municípios piauienses listado passam a ter direito a apoio técnico e financeiro emergencial.