Foto: Yala Sena

A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) prepara uma minuta de edital para a licitação no transporte intermunicipal que vai beneficiar mais de 1,7 milhão de passageiros. É a primeira vez que o governo do estado realiza uma licitação geral para ônibus convencional e alternativo. Atualmente, mais de 40 empresas atuam em rotas intermunicipal.
O secretário Estadual de Transportes (Setrans), Jonas Moura, confirmou que o novo edital de licitação do transporte intermunicipal será lançado até o dia 30 de novembro.
“Vamos receber essa semana um estudo completo que aborda as linhas, quantos ônibus atuam, as prováveis tarifas. Com o estudo vamos definir o edital de licitação que será por lotes e lançado este mês”, disse Jonas Moura.
O secretário destacou ainda que o governo define um Plano Diretor de Transporte para gerir o transporte coletivo entre os municípios no estado. Outra ação do governo é atualizar a lei do transporte que foi aprovada no início do ano.
“Estamos elaborando um plano exatamente com os termos de referência para que gente tenha a legalização e as exigências de segurança”, informou o secretário.
O estudo analisa a viabilidade econômica, os aspectos geradores de demanda da região, os pontos importantes dos municípios e comunidades existentes no percurso como a questão turísticas, educacionais, de saúde, e outros.
Entre as obrigações das empresas será de frota com serviço de qualidade para o passageiro e ônibus com pouco ano de uso.
“O edital é para assegurar a integridade e conforto dos usuários, bem como atender aos interesses e necessidades das comunidades onde o serviço atua”, afirmou o secretário.