O Cartório da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Picos (PI), anunciou a instalação de postos de atendimento descentralizado na cidade entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025. A ação tem como objetivo atender eleitores e eleitoras que já possuem título de eleitor, mas ainda não realizaram o cadastro biométrico, incluindo a coleta de foto e impressões digitais.
De acordo com o cronograma divulgado, os atendimentos ocorrerão nos seguintes locais e horários:
-
24 de novembro (segunda-feira) – Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, das 15h às 19h;
-
25 de novembro (terça-feira) – Unidade Escolar Helvídio Nunes de Barros, Povoado Fátima, das 8h às 12h;
-
26 de novembro (quarta-feira) – Unidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios, Povoado Torrores, das 8h às 12h;
-
27 de novembro (quinta-feira) – Faculdade R. Sá, das 15h às 19h;
-
28 de novembro (sexta-feira) – Creche Dorothéa Cristo de Oliveira, Bairro Boa Vista, das 8h às 12h.
Para realizar o procedimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto, o título de eleitor e um comprovante de endereço recente.
O Cartório Eleitoral orienta ainda que os cidadãos que tenham dúvida sobre a realização da biometria podem verificar a informação pessoalmente no cartório ou através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (www.tre-pi.jus.br), clicando na opção Situação Eleitoral.
Segundo o TRE-PI, o cadastro biométrico torna o processo de votação mais seguro e confiável, além de permitir o acesso ampliado a serviços na plataforma Gov.br.