Foto: Divulgação EAF

A EAF, Entidade Administradora da Faixa, em parceria com o Ministério das Comunicações e a Anatel, promoveu nesta terça-feira (11) uma coletiva de imprensa sobre a prorrogação da chamada Fase A e o início da Fase B do programa Brasil Antenado. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que moram em cidades contempladas em seis estados (Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) podem solicitar a instalação gratuita da nova antena parabólica digital.
“O Brasil Antenado é uma política pública que tem um conceito de inclusão, de poder proporcionar à população de menor renda a TV aberta e gratuita por meio da nova antena parabólica digital. No momento temos duas fases acontecendo e estamos evoluindo muito bem. Lembrando que serviço e o kit são totalmente de graça para a população”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF.
Wilson Wellisch lembrou que o programa tenta alcançar a população em cidades com pouco ou nenhum sinal de TV aberta. “Estamos trabalhando dentro das políticas públicas para atender uma parcela da população que mais precisa, em especial aquela que está no CadÚnico em localidades mais afastadas, para que a gente possa levar um serviço com qualidade de imagem e de som similares àquelas que os grandes centros recebem hoje com o sinal digital”, acrescenta.
Juntando as duas fases, inscritos no CadÚnico em 88 municípios do Piauí, 46 municípios do Maranhão e 15 municípios do Pará podem solicitar o kit. O programa acontece também em nove municípios do Rio Grande do Norte, sete municípios do Ceará e três municípios de Pernambuco. Esses três últimos estados são participantes apenas da Fase A, que termina em 13 de dezembro. A fase B vai até 13 de março de 2026.
O representante da Anatel destacou a importância da prorrogação das fases para que o programa alcance o máximo de famílias possível. “A prorrogação das fases dá a oportunidade para que todas as famílias do CadÚnico nessas cidades tenham sua antena com sinal de TV aberta garantido. É um programa de inclusão social, que garante que as famílias de baixa renda tenham acesso a uma TV aberta, gratuita, digital, com qualidade, dando acesso à educação e à cultura”, afirma Vinicius Caram.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.
Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados. São mais de 650 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
O programa foi dividido em três fases, até junho de 2026.
● Fase A (14/07/2025–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas.
● Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
● Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br