MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Tornado de baixa intensidade é registrado no Piauí; Semarh investiga fenômeno
Por Dulina Fernandes
Publicado em 04/12/2025 11:09
Piaui

Um possível tornado foi registrado no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, nesta quarta-feira (3). O fenômeno foi flagrado pelo piloto Fernando Rocha, que estava em uma fazenda na região no momento em que a coluna de vento se formou.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, classificou o fenômeno registrado como um tornado landspout.

Um tornado landspout é um tornado que nasce de baixo para cima, a partir de redemoinhos na superfície, sem precisar de tempestades muito intensas. Ele costuma ser mais fraco que um tornado clássico, mas ainda assim é perigoso.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as imagens sugerem que o evento se trata de um tornado de baixa intensidade, mas a confirmação oficial depende da análise de dados adicionais, como imagens de satélite e registros de velocidade do vento.

A meteorologista Sônia Feitosa, da Semarh, destaca que, mesmo em baixa intensidade, esse tipo de fenômeno pode causar danos caso toque o solo com força suficiente.

“Tudo indica que seja um tornado mesmo, um tornado de baixa intensidade na classificação F0, onde os ventos podem atingir até 135 km/h. Então ventos fortes girando em todas as direções, mas principalmente em movimentos circulares, ele tem um poder destrutivo bem grande quando atinge o solo, parece que atingiu ou passou bem próximo. Mas de qualquer forma, se tivesse árvores, construções ou outras obstruções, poderia ter tido poder destrutivo”, afirmou.

A meteorologista acrescentou que os técnicos da Semarh seguem analisando o material disponível para validar o fenômeno.

“Tudo indica que realmente foi a ocorrência de um tornado de pequena intensidade. Porém, a Sala de Monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente vai continuar tentando verificar alguma imagem que comprove, imagens de satélite também e a velocidade do vento naquele momento, apesar de a velocidade do vento naquele local, às vezes, ser diferente da velocidade de um local próximo”, completou.

Comentários