Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em primeira votação, nesta quarta-feira (10), moção de louvor ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposição foi do vereador Daniel Carvalho (MDB).
De acordo com o parlamentar, a honraria se deu em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo ministro em defesa da manutenção do sistema democrático de direito. Moraes foi o relator da Ação Penal (AP) 2668, que julgou a tentativa de golpe de Estado realizada em 2021.
“Houve uma tentativa sim de golpe. Quando você coloca a própria Polícia Rodoviária Federal para tentar barrar ônibus que vão em direção à outras cidades conduzindo eleitores, quando você mobiliza sua base eleitoral na frente do Congresso para invadir o STF, tudo isso é uma tentativa de mobilizar a população para desestabilizar a democracia brasileira. Se existe realmente alguém que defendeu o Brasil dentro do STF foi o ministro Alexandre de Moraes”, disse o vereador Daniel Carvalho.
Dos parlamentares presentes, Pedro Alcântara (PP), Samantha Cavalca (PP), Petrus Evelyn (PP), Teresina Medeiros (MDB) e Ana Fidelis (Republicanos) votaram contra a proposição. Os vereadores Juca Alves (PRD) e Samuel Alencar (União Brasil) se abstiveram.

“Muitos dos que podem não concordar chamam o Golpe de 64 de Revolução. Acredito que para não termos uma nova Revolução em 2021era necessário realmente pulso firme e a manutenção de um STF forte para garantir nossa democracia”, justificou o parlamentar.