MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Corpo de Bombeiros orienta banhistas sobre áreas de risco no litoral do Piauí
Por Dulina Fernandes
Publicado em 15/12/2025 14:46
Piaui

Foto: Bárbara Rodrigues

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí emitiu um alerta para banhistas que pretendem frequentar as praias do litoral piauiense durante o período de fim de ano e férias escolares. A corporação destacou a necessidade de cuidados redobrados com áreas de risco provocadas pela ação do vento e das ondas.

Segundo o primeiro-tenente Davi Freitas, do Corpo de Bombeiros, as condições do mar variam de acordo com o terreno e a intensidade do vento. “A maré funciona de várias formas, conforme o terreno que ela encontra e, devido à velocidade do vento, temos praias mais agitadas, com ondas mais fortes, ou praias mais tranquilas”, explicou.

Apesar de o litoral do Piauí contar com praias consideradas próprias para banho, alguns riscos naturais exigem atenção.

“No período de julho a outubro, por exemplo, podem ocorrer formações de buracos na areia, causadas pela ação do vento e das ondas, o que aumenta o perigo para os banhistas. Esses buracos ficam camuflados pela água e podem surpreender quem entra no mar. A pessoa começa a entrar em uma parte rasa e, logo em seguida, cai em um buraco onde a profundidade é maior, dificultando a saída. Por isso, é preciso ter cuidado”, ressaltou.

Ainda segundo o Tenente, todas as praias do litoral piauiense podem ser frequentadas com segurança, desde que as recomendações sejam seguidas. “Seguindo as orientações dos guarda-vidas, as pessoas podem tomar banho com tranquilidade e segurança, sem risco de ocorrências graves”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros informou que o reforço no efetivo deve chegar neste fim de semana e seguirá pelo menos até o dia 5 de janeiro. Durante esse período, haverá equipes atuando ao longo de todo o dia em pontos estratégicos, como a Praia da Pedra do Sal, Lagoa do Portinho, praias de Luís Correia, Barra Grande e Cajueiro da Praia.

A corporação reforçou a orientação para que os banhistas evitem áreas sinalizadas como perigosas, respeitem as instruções dos guarda-vidas e redobrem a atenção ao entrar no mar, principalmente em locais com maior incidência de vento e ondas.

 

/
Comentários