MENU
FELIZ NATAL
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Aneel aciona bandeira verde em janeiro e contas de luz não terão cobrança adicional
Por Dulina Fernandes
Publicado em 03/01/2026 11:32
Piaui
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)/Foto: Divulgação

Os consumidores brasileiros terão alívio na conta de luz no mês de janeiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será verde no primeiro mês de 2026, o que significa que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia elétrica.

De acordo com a Aneel, apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, as chuvas registradas e os níveis dos reservatórios das usinas se mantiveram estáveis nos meses de novembro e dezembro. Esse cenário garantiu condições favoráveis para a adoção da bandeira verde em janeiro.

Em nota, a agência reguladora explicou que “em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”.

O anúncio dá continuidade ao movimento de redução nas tarifas ocorrido no fim de 2025. Em dezembro, a bandeira tarifária passou do vermelho patamar 1 para o amarelo, o que representou uma diminuição de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos.

Para o Ministério de Minas e Energia, a bandeira verde reflete a segurança energética do país, que permite reduzir o acionamento das usinas termelétricas. Essas unidades possuem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

Em comunicado, o ministério destacou que, “apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional”. Segundo o Governo Federal, a capacidade de produção das usinas está diretamente ligada ao volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado determinante para a estabilidade do sistema.

Fonte: O dia

Comentários