Foto: Ilustração)
Já é possível realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026 no site da Secretaria da Fazenda do Piauí. Os contribuintes que escolherem pagar o IPVA em cota única (à vista) poderão obter dois níveis de desconto: até 30 de janeiro de 2026, com desconto de 15%; e até 27 de fevereiro de 2026, com desconto de 10%. A previsão é de uma arrecadação em torno de R$ 650 milhões.
O imposto também poderá ser dividido em até três parcelas, com vencimentos distribuídos ao longo do primeiro trimestre de 2026: 30 de janeiro de 2026 (1ª parcela), 27 de fevereiro de 2026 (2ª parcela) e 31 de março de 2026 (3ª parcela).
“O Governo do Piauí facilita o pagamento do IPVA 2026 ao oferecer descontos para quem opta pela cota única, além da possibilidade de parcelamento em até três vezes e pagamento via cartão de crédito. Os valores arrecadados retornam à sociedade por meio de investimentos que geram melhorias e benefícios diretos para a população piauiense”, destaca o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
No Piauí, pouco mais de 400 mil veículos pagam, de fato, o IPVA. Embora o Estado registre 1,56 milhão de Renavams em sua base, 828 mil são motocicletas isentas por cilindrada e outros 282 mil veículos estão dispensados do imposto por terem mais de 15 anos de fabricação.
O pagamento já pode ser efetuado por meio do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz): siatweb.sefaz.pi.gov.br/arrecadacao-darweb/emitir-dar-ipva
Destinação dos recursos do IPVA
A arrecadação do IPVA no Piauí possui destinação definida pela Constituição. Do valor total arrecadado, 50% fica com o Governo do Estado e 50% é repassado ao município onde o veículo está licenciado. Além disso, 20% do montante arrecadado é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), contribuindo diretamente para o financiamento da educação pública.
Os recursos provenientes do IPVA não possuem vinculação a uma despesa específica, podendo ser aplicados em diferentes áreas consideradas prioritárias pela administração pública estadual e municipal, tais como saúde, educação, segurança pública e transporte, de acordo com o planejamento e as necessidades de cada ente federativo.
Licenciamento anual
A taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos também deverá ser quitada até 31 de março de 2026, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran): https://www.pi.getran.com.br/site/apps/veiculo/filtroplacarenavam-consultaveiculo.jsp
Fonte: SECOM-PI