MENU
FELIZ NATAL
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Panorama Político: Prefeitos articulam sucessão com parentes para manterem reduto familiar
Confira mais uma edição da Coluna Panorama Político
Por Dulina Fernandes
Publicado em 10/01/2026 22:38
Política

Na região de Picos, prefeitos em segundo mandato decidiram “investir” na sucessão familiar. Sobrinhos já foram escalados e começam a ser moldados para serem apresentados ao eleitorado como candidatos governistas na sucessão municipal de 2028. Os possíveis sucessores acompanham os gestores em agendas no município, na capital e até em Brasília, onde está localizado o poder central.

Acordos em risco

Há situações em que prefeitos possuem pré-acordos para apoiar integrantes da base aliada, mas, pelo andar da carruagem, os compromissos não deverão ser cumpridos. Em uma dessas cidades, nem mesmo a vaga de vice estaria garantida para um político que esperava ser o escolhido para suceder o atual gestor.

Muita calma nessa hora

A coluna alerta os gestores: é preciso cautela na escolha dos possíveis sucessores. Laços sanguíneos não são sinônimo de fidelidade — que o diga um ex-prefeito de uma cidade vizinha. É temeroso que o escolhido, caso logre êxito nas urnas, passe a ouvir “vozes dos anjinhos do mal”.

Sob nova direção

O jornalista Erivan Lima assumirá a Comissão Provisória do Partido Liberal em Picos. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na “Capital do Mel” e militou na legenda até 2005, quando pediu desfiliação. No PT, participou de várias lutas e chegou a ser candidato a vereador. Após longo período afastado da militância política, retorna agora se autodefinindo como conservador liberal.

Vai oficializar

O partido realizará um evento no próximo dia 31 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal, para oficializar os novos membros da Comissão Provisória, que ficará sob a liderança do ex-petista. O evento contará com a presença do presidente do Diretório Estadual e pré-candidato ao Senado Federal, Thiago Junqueira, além de outras lideranças da agremiação.

Recepcionou

O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), recepcionou o secretário de Estado da Administração, Samuel Pontes. A agenda do auxiliar do governador Rafael Fonteles (PT) incluiu visitas aos principais órgãos municipais. Pontes conheceu de perto a eficiência dos serviços oferecidos pela gestão à população e recebeu demandas de ações para melhorar ainda mais a vida dos são-josenses. Durante a visita, o gestor aproveitou para conhecer a “Capadócia Nordestina”, que tem se destacado como um dos principais pontos turísticos do Piauí.

Nova configuração

Após as eleições do ano passado, a configuração política em Picos foi bastante alterada. Parte dos cabos eleitorais trocou de vereador. Diante desse cenário, o secretário municipal de Trânsito, Edivaldo Filho (PSB), fez algumas aquisições, entre elas o líder comunitário Elton Gomes, representante da região da Chapa do Mocambo, uma das áreas com maior eleitorado do município.

Bem relacionado

Comenta-se que o que falta em estatura física a Eltinho sobra em densidade eleitoral. O compromisso, porém, é apenas no campo municipal. Para deputado estadual, ele apoiará a primeira-dama Anyára Santos. É possível afirmar que Edivaldim fez uma excelente aquisição. O jovem político ainda não confirmou oficialmente se irá substituir sua mãe, vereadora Dalva Mocó, na tentativa de manter a cadeira na Câmara Municipal em 2028.

Atentai bem

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Kennedy Barros, fez um alerta às prefeituras que gastaram recursos volumosos para bancar festas com bandas e artistas renomados. Geralmente, as administrações municipais realizam megaeventos no aniversário da cidade e em outras datas festivas.

Menos glamour

Segundo o presidente, as prefeituras poderão sofrer sanções na prestação de contas. O TCE-PI será mais rigoroso na fiscalização das receitas municipais. Prefeitos que gostam de eventos sofisticados e luxuosos devem ficar atentos para não se excederem no glamour das festas.

Estranho

Segundo um observador da movimentação política em Picos, há integrantes da “legião da fé” com comportamento estranho. O observador não entrou em detalhes, mas levantou a possibilidade de que, mesmo após acomodações, possa haver revoada de membros do grupo fervoroso.

Perto da cadeira

O suplente de vereador Edmar Martins (MDB) poderá assumir a cadeira do colega de partido, irmão Zé Luís, assim que os vereadores retornarem do recesso parlamentar. Há um entendimento entre ele, o vereador e o empresário Josely de Lima, o “Zomim”, para que Edmar tenha a oportunidade de apresentar suas ideias no Legislativo picoense.

Mudança de discurso

Se o jargão “está comigo ou está com medo”, utilizado pelo apresentador de TV Pádua Araújo, está sendo usado ou não, o certo é que lideranças da região, embora ainda reverenciem o senador Ciro Nogueira (Progressistas), têm sido muito cautelosas em manifestações de apoio. Muitos desses líderes, até pouco tempo atrás, eram fervorosos defensores do senador.

Comentários