MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
TRE-PI vai impugnar candidaturas suspeitas de ligação com facções criminosas nas eleições de 2026
Justiça Eleitoral reforça rigor e promete barrar registros com indícios de envolvimento criminoso…
Por Dulina Fernandes
Publicado em 12/01/2026 22:01
Piaui
Assis Fernandes / O DIA Tribunal Regional Eleitoral no Piauí poderá impugnar candidaturas que possuírem envolvimento com facções criminosas.

No dia 4 de outubro, o Piauí vai às urnas novamente para escolher presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Com a preparação para as eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) tem desenvolvido uma série de ações para garantir a normalidade do pleito e combater a infiltração de organizações criminosas no processo eleitoral. O tema ganhou força após o caso de Teresina, onde tramita um julgamento que investiga a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) por suposta participação em facção criminosa que teria financiado sua campanha. Ela e mais oito réus respondem por organização criminosa, compra de votos, peculato e outros crimes.

O presidente do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal O Dia que o tribunal poderá impugnar candidaturas se comprovada a suspeita de envolvimento com facções criminosas. Segundo ele, ainda nas eleições municipais de 2024, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) havia classificado o Piauí em alerta laranja para risco de infiltração do crime organizado nas câmaras municipais, com foco especial na região Norte do estado, influenciada por facções que atuam no litoral e vêm do Ceará. No entanto, a ocorrência acabou sendo registrada na capital.

De acordo com o desembargador, o procurador regional eleitoral, Kelston Lages, será o responsável por analisar e propor impugnações ao registro de candidaturas suspeitas de relação com o crime organizado.Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI - (Assis Fernandes/O Dia)

Assis Fernandes/O Dia

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI

“O procurador poderá impugnar o registro de alguns candidatos se houverem envolvimento com alguma facção criminosa. Ele vai pesquisar, ver se tem algum processo e ele poderá requerer ao TRE o registro de determinadas candidaturas porque são infiltração de facção criminosa”, disse.

Após a solicitação de impugnação, será publicado um edital com prazo de cinco a dez dias para manifestações e recursos. Um juiz sorteado ouvirá a defesa do candidato antes que o tribunal decida se o registro será realmente suspenso.

O presidente do TRE-PI também informou que as eleições deste ano contarão com mais de 46 mil pessoas envolvidas, entre mesários e equipes de apoio. As urnas eletrônicas já passaram por manutenção e teste de integridade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a presença de todos os partidos. A principal novidade, segundo ele, será a contratação de motoboys para agilizar o transporte das mídias das urnas até os pontos de apuração.Eleições 2026: urnas já foram testadas com a presença dos partidos políticos.  - (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Rovena Rosa/Agência Brasil

Eleições 2026: urnas já foram testadas com a presença dos partidos políticos.

“A apuração é rápida, para agilizar a apuração nós temos os pontos de transmissão das mídias. O cabo eleitoral ao final dá uma mídia que é o resultado daquela sessão, então ele leva para o cartório eleitoral. Nós estamos contratando alguns motoboys ou veículos para transportar rapidamente no carro pra levar até o local de transmissão dessa mídia.””

O TRE afirma que haverá controle total sobre os motoboys, com registro de CPF, nome e local de entrega das mídias, garantindo segurança e rapidez na apuração dos resultados, especialmente neste ano, em que os eleitores votarão em cinco cargos.

Outra medida destacada por Sebastião Martins é o combate ao uso de Inteligência Artificial nas eleições. O TSE regulamentou o uso de IA na propaganda eleitoral de partidos, coligações e candidatos. A Resolução nº 23.732/2024 proíbe o uso de deepfakes, conteúdos gerados artificialmente que distorcem rostos e vozes de pessoas para disseminar desinformação e ataques virtuais.

Para reforçar o combate às fake news, o TRE-PI firmou uma parceria com a Meta, empresa que controla o Instagram, WhatsApp e Facebook, garantindo a remoção imediata de conteúdos falsos. Uma comissão de três membros do TRE será responsável por avaliar os pedidos a partir de março deste ano.Prazo para tirar o título de eleitor termina dia 06 de maio. - (Marcelo Casal JR/ Agência Brasil)

Marcelo Casal JR/ Agência Brasil

Prazo para tirar o título de eleitor termina dia 06 de maio.

“Em caso de fake news a pessoa tem que agir rapidamente porque é uma notícia falsa circulando, pelo Instagram, Facebook e não prejudicar qualquer candidato, qualquer partido político, podendo entrar com processo e haverá uma decisão mais rápida. As próprias empresas, a META, têm que cumprir imediatamente. Então vai ser o diferencial, o TRE está mais vigilante nesse ponto com relação à fiscalização”, disse.

O desembargador também lembrou que os eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar o título, mudar de domicílio eleitoral ou cadastrar a biometria. Em Teresina, o serviço pode ser feito nos cartórios eleitorais ou no posto do Teresina Shopping.

“O Piauí está em primeiro lugar, nós só temos agora pouco mais de 70 mil eleitores que não fizeram a biometria, que durante a pandemia era dispensável. Então nós só estamos com 70 mil eleitores. Porém a biometria ainda não é obrigatória nestas eleições, nós estamos convocando para ver se a gente atinge 100% do eleitorado”, finalizou.

Comentários