Foto: Assis Fernandes/ODIA)
O ex-secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, assumiu oficialmente hoje (14) o cargo de assessor especial do governo do Estado para atuar como coordenador do processo de contrução do plano de governo de Rafael Fonteles, que será apresentado para as eleições de 2026. A missão, segundo ele, inclui articulação política, organização dos seminários de formação do plano e a condução do processo participativo com partidos, lideranças e sociedade civil.
O trabalho envolve diálogo com parlamentares da bancada federal e da bancada estadual, prefeitos e vereadores, além de lideranças partidárias da base aliada. “Estou me apresentando como coordenador deste processo e me colocando à disposição para agilizar e acelerar as demandas em prol do Piauí”, afirmou.
Bandeira destacou que vai atuar como facilitador, ajudando a destravar solicitações, projetos, obras e ações prioritárias para os municípios. Questionado sobre as resistências dentro do Partido dos Trabalhadores, ele ressaltou que tem proximidade histórica com a legenda e que mantém diálogo com as lideranças partidárias antes mesmo de sua filiação. O diálogo, segundo ele, vai se intensificar com a nova missão.
Elaboração do plano de governo começará pela Saúde
Washington Bandeira disse que a construção do plano de governo de Rafael Fonteles para 2026 será coletiva. “Vamos construir um projeto participativo, democrático e representativo, como é a marca do PT”, afirmou. Os seminários vão começar ainda este mês para embasar o programa de governo, iniciando pela área da saúde.
O objetivo é avaliar os avanços como a descentralização dos serviços, a expansão de hospitais regionais, UTIs, centrais de diagnóstico, redução de filas e o destaque nacional do Piauí na vacinação, além de definir desafios e metas. Entre as prioridades, o coordenador do plano citou o fortalecimento da regionalização e da interiorização da saúde, ampliando o acesso a serviços especializados nos municípios, reduzindo a sobrecarga dos grandes centros, especialmente Teresina.
Questões políticas e eleitorais
Anunciado como pré-candidato a vice pelo próprio governador Rafael Fonteles, Washington Bandeira evitou comentar questões políticas e eleitorais e reforçou que no momento sua única missão é coordenar o plano de governo. “Essa é uma decisão soberana do partido. Agora, meu papel é ajudar a melhorar a vida do nosso povo”, finalizou.
Portal O Dia