Foto: Ascom/PC-PI
Um auxiliar de serviços gerais foi preso nesta quinta-feira (15), em Demerval Lobão, suspeito de aplicar golpes em idosos e pessoas com deficiência. Durante o cumprimento do mandado, a equipe da Polícia Civil (PC-PI) apreendeu diversos cartões bancários na residência do investigado.
De acordo com a delegada Jailza Gomes, o suspeito se aproximava das vítimas, ganhava a confiança delas e oferecia ajuda para resolver questões bancárias, como saques e atendimentos em agências. Se aproveitando da condição de vulnerabilidade dessas pessoas, ele aplicava golpes financeiros.
“Essas pessoas não têm muito conhecimento para lidar com o banco, cartões e empréstimos. Ele se aproveitava dessa condição, se aproximava e ganhava a confiança dessas pessoas, que lhe pediam auxílio para ir ao banco sacar o dinheiro. Elas entregavam o cartão e as senhas. Ele tinha acesso a essas informações e fazia essas movimentações como empréstimos, sacava valores e não repassava o valor completo para as vítimas”, disse a delegada.
Ainda não há uma estimativa total de prejuízo nem o quantitativo de pessoas lesadas. Em Monsenhor Gil, uma única vítima teve mais de um empréstimo realizado em sua conta, com um deles ultrapassando os R$ 9 mil. Em Demerval Lobão, uma idosa sofreu um golpe de aproximadamente R$ 10 mil.
A PC está investigando o caso para identificar outros envolvidos e outras possíveis vítimas do esquema ocorrido há pelo menos dois anos. “Acredito que devam ter outras vítimas, até porque há relatos de que ele também auxiliava outras pessoas. No entanto, essas pessoas ainda não nos procuraram”, concluiu a delegada.