MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
FGV aponta que 62% dos piauienses deixam pobreza e ascendem socialmente
Por Dulina Fernandes
Publicado em 19/01/2026 19:19
Piaui

Foto: Roberta Aline/MDS

 

 

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que 62,82% da população do Piauí saiu da pobreza e migrou para a classe média. O anunciou foi confirmado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Um total de 339 mil pessoas saíram da pobreza no Piauí e 17 milhões e 400 mil pessoas no Brasil.  

A evolução das classes econômicas brasileira, estudo de referência da FGV, mostra que mais piauienses saíram da linha de pobreza e da extrema pobreza. Em dois anos – 2022 a 2024 – o aumento foi de mais de 10% de melhoria de renda. 

A FGV mede a evolução das classes econômicas E, D, C e AB desde de 1976 a 2024. O levantamento tem como base a renda. 

“Uma nos leva à chamada nova classe média, ou classe C, e outra nos dá uma classe média mais afortunada mais próxima dos padrões norte-americanos que habita o imaginário de muitos, denominada de classe média tradicional, ou de classe AB”, explicou a FGV.

O ministro comemorou o avanço e disse que “isso é algo extraordinário. 

“Entramos no século 21 como um dos estados mais pobres do Brasil e agora de 2022 para cá, principalmente com os efeitos do governo Lula foi possível crescer 10,4%, saiu de 52% para esse patamar quase 62%”, disse o ministro. 

Wellington Dias ressaltou que os números positivos também estão relacionados o desempenho da educação no estado. 

“A educação abre caminhos para as pessoas melhorarem de vida, integrados a programas como Bolsa Família, via BPC (Benefício de Prestação Continuada), Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante), Prouni e um conjunto de programas restabelecidos pelo presidente Lula”.

Para exemplificar a vitória contra a pobreza, o ministro citou o caso do estudante de Floresta do Piauí, que com ajuda do Bolsa Família, conseguiu estudar e se formou em medicina. Sua mãe, também conseguiu se formar em pedagogia e melhoram a renda familiar. 

Comentários