MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Panorama Político: Aliados estão ansiosos por pré-campanha de Anyara em Picos
Confira mais uma edição da Coluna Panorama Político
Por Dulina Fernandes
Publicado em 26/01/2026 21:20
Picos

Aliados do prefeito Pablo Santos (MDB) querem que ele comece a aquecer a pré-campanha da primeira-dama Anyara Santos no município de Picos. Anyara tentará reconquistar a cadeira que sua família manteve por décadas na Assembleia Legislativa do Piauí. Nos bastidores, algumas lideranças entendem que, mesmo a gestão não promovendo o carnaval este ano, o bloco da pré-candidata já deveria estar na rua.

Bloco na rua

De fato, são pertinentes as observações dos seguidores do prefeito. Pablo Santos, até o momento, tem feito uma gestão exitosa e detém muito carisma junto à população. No entanto, não será ele o candidato. Portanto, investir na massificação do nome da primeira-dama faz sentido.

Em outros guetos

O prefeito tem percorrido diversos municípios de diferentes regiões do estado apresentando a pré-candidata. Porém, em sua terra natal, Picos, Pablo Santos tem tratado a pré-campanha até agora apenas com lideranças do alto escalão.

 

Inspecionando

O deputado Nerinho (PT) esteve em visita ao loteamento Sá Urtiga. Acompanhado do vereador Chaguinha e do secretário de Obras, Marlon Bezerra, apelidado de Casca de Bala do vereador, inspecionaram a obra de pavimentação poliédrica na comunidade, conseguida pelo deputado Francisco Costa (PT), a pedido dos dois parlamentares que representam, respectivamente, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal.

Embola o meio campo

O deputado Thales Coelho (Progressistas) confirmou existir uma forte tendência de sua filiação ao Partido dos Trabalhadores. Caso a filiação seja sacramentada, o meio campo poderá ficar embolado em Paquetá do Piauí na eleição de 2028. O parlamentar governou o município por mais de seis anos e teve o PT incomodando como “arroz cozido entre os dedos”.

Rivais

Na eleição de 2024, o prefeito Clayton Barros (Progressistas), apoiado pelo parlamentar, foi reeleito com 2.204 votos, correspondentes a 57,95% dos votos válidos. Já o candidato petista, empresário Derinaldo, recebeu 1.599 votos, equivalentes a 42,05% da votação validada pela Justiça Eleitoral. Logo após o resultado do pleito, o candidato derrotado se lançou como pré-candidato para o embate eleitoral de 2028.

Bafafá à vista

O PT tem como principal líder no município o vereador Daniel Moura, que já afirma em alto e bom som que não há possibilidade de composição com o grupo governista. Ligado politicamente ao senador Wellington Dias, integra a ala dos “petistas raiz”. Comenta-se que, nos corredores do Palácio de Kanark, o parlamentar é apelidado de “Galinho de Briga”. Mas, como diz o ditado popular, “é no andar da carroça que as melancias se ajeitam”. Vamos aguardar.

Na ponte do rio que cai

Conforme um “pardalzinho” que costuma pousar nas árvores ao lado do Palácio Coelho Rodrigues, há um vereador da base aliada do prefeito Pablo Santos (MDB) meio que na “Ponte do Rio que Cai”. Ainda segundo o passarinho, o motivo de um possível tombo do parlamentar está relacionado ao voto para a Câmara Federal.

Quem será?

Para descobrir quem é o edil, a coluna recorre ao bordão humorístico clássico do personagem Aldemar Vigário (interpretado por Lúcio Mauro) no programa Escolinha do Professor Raimundo, criado por Chico Anysio: “Quem? Quem? Quem?”. Será que o parlamentar conseguirá se equilibrar ou cairá na água fria do riacho?

Geladeira

Segundo uma fonte da coluna, o prefeito é compreensível em determinadas situações, mas bastante pragmático. Comenta-se que, na gestão municipal, integrantes que antes não precisavam bater à porta para adentrar nas principais salas já estão na geladeira.

Encrencado

O Ministério Público do Estado do Piauí denunciou o prefeito de Wall Ferraz, Guilherme Maia, por supostamente liderar um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo empresas de fachada, familiares, um empresário e um servidor municipal. Caso as acusações do Ministério Público e dos órgãos de controle externo sejam confirmadas, o gestor certamente terá de prestar contas à Justiça futuramente.

Coisa de cinema

Assim como o cinema brasileiro está em alta com a conquista do “Globo de Ouro” e a indicação ao Oscar, caso uma produção necessite de cineastas especialistas em obras de ficção, basta visitar o município de Wall Ferraz, onde certamente encontrará mais de um.

Não é bem assim

O jovem empresário e líder político Adriano Leal informou à coluna que não fechou compromisso para apoiar o deputado federal Flávio Nogueira na eleição deste ano. Adriano revelou que ficou honrado com o convite, mas, no momento, estuda outras propostas. No entanto, não descartou a possibilidade.

Prestes a pular

Comentários vindos das bandas de Itainópolis dão conta de que o prefeito Miguel Rodrigues (PDT) está praticamente fechado com um vereador do grupo de oposição. O pedetista, que elegeu uma bancada de sete vereadores, caso confirme a adesão, ficará com uma base aliada ainda mais robusta, tanto na Câmara Municipal quanto no apoio aos candidatos que terá no pleito eleitoral de outubro próximo.

Crescente

Conforme um observador da cena política itainopolense, o grupo do ex-vereador Maninho de Henrique (MDB) não deve ser subestimado no cenário eleitoral. No pleito de 2022, quando ainda era vereador, Maninho conseguiu sozinho quase 900 votos para o deputado Thales Coelho. Na visão do experiente analista, após disputar a prefeitura em 2024 e obter bom desempenho nas urnas, Maninho ganhou musculatura política e tende a ampliar a votação para Thales e Castro Neto, que serão os candidatos por ele apoiados.

Com o pé na estrada

O ex-deputado e pré-candidato ao governo do Piauí, Mainha, está visitando a cidade de Picos. Ele concedeu entrevista ao Grande Jornal da rádio Grande FM e justificou os motivos que o levaram a colocar seu nome à disposição dos piauienses. Mainha também elencou uma série de deficiências na gestão do governador Rafael Fonteles, segundo seu ponto de vista.

Comentários