O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira (29) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O programa é uma das principais formas de acesso ao ensino superior público no Brasil.
Para consultar a lista de aprovados em primeira chamada, é necessário entrar no site do programa. Para isso, é necessário realizar o login com a conta Gov.br
A matrícula dos aprovados na chamada regular começa em 2 de fevereiro de 2026 e seguirá as regras estabelecidas por cada instituição. A convocação dos nomes na lista de espera será divulgada no dia 11 de fevereiro.
A principal mudança deste ano é que o MEC passou a considerar os resultados das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos.
Quantas vagas estão disponíveis no Sisu 2026?
Nesta edição, o Sisu ofertou mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos, distribuídos em 587 municípios. Trata-se da maior edição da história do programa, com a participação de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais.
Do total de vagas, 148,9 mil (54,3%) são destinadas à Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12) e a outras ações afirmativas das instituições.
Universidades federais: 106,3 mil vagas
Institutos federais (IFs): 23,3 mil vagas
Universidades estaduais: 17,3 mil vagas
Cefets: 1,5 mil vagas
Não fui aprovado. E agora?
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sisu ainda podem concorrer a uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, diretamente no site do programa.
Quem optar pela lista de espera disputará as vagas que não forem preenchidas na primeira chamada. Cada candidato poderá escolher apenas uma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição. A divulgação dos selecionados e os prazos das etapas seguintes ficam sob responsabilidade das instituições de ensino.
Cronograma do Sisu 2026
Inscrições: 19 a 23 de janeiro;
Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
Matrícula da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro;
Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 11 de fevereiro