Foto: Reprodução)
Teve início nesta quinta-feira (05) a Jornada Pedagógica 2026 no município de Santana do Piauí, realizada na Escola Professor Pascoal Borges. O evento, que segue até esta sexta-feira (06), reúne educadores, gestores e autoridades com o objetivo de fortalecer o planejamento do ano letivo e promover reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas.
Com o tema “Neurodiversidade e Educação: aprender com as diferenças, ensinar para todos”, a jornada propõe discutir estratégias que assegurem uma educação mais humana, acessível e voltada ao atendimento das diferentes realidades dos estudantes da rede municipal.
.JPG)
.JPG)
A programação do primeiro dia teve início com o credenciamento dos participantes, seguido da formação do dispositivo de honra e da execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a professora Maria de Lourdes conduziu uma mensagem reflexiva, ressaltando a importância da empatia, do respeito às diferenças e do compromisso coletivo com uma educação inclusiva.
.JPG)
Na sequência, o pedagogo e assistente social Railton Pinheiro ministrou palestra abordando a temática central do evento, trazendo reflexões sobre a neurodiversidade no ambiente escolar, além dos desafios e possibilidades para garantir práticas pedagógicas que atendam às necessidades de todos os alunos.

No período da tarde, os participantes acompanharam a palestra da professora doutora Alessandra Lopes, que apresentou o tema “Educação para Todos: Inclusão e Inovação na Construção de uma Escola Transformadora”. A palestrante destacou práticas inovadoras e estratégias inclusivas voltadas à construção de uma escola mais equitativa, acolhedora e acessível.
.jpeg)
.jpeg)
Participaram do encontro o prefeito Adonaldo Cassiano, o vice-prefeito Marcos Rezende, a ex-prefeita Maria José, o secretário municipal de Educação Gilmar Rodrigues, além de vereadores e profissionais da rede municipal de ensino.
.jpeg)
Durante o evento, o vice-prefeito Marcos Rezende reafirmou o apoio da gestão municipal à educação, especialmente no início do ano letivo.

“A gestão municipal está sempre à disposição da educação, principalmente neste momento de preparação para o ano letivo. Nosso objetivo é capacitar os profissionais que estão no dia a dia das escolas, para que nossas crianças e adolescentes possam evoluir cada vez mais”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Gilmar Rodrigues, ressaltou a escolha de temas atuais e a importância da preparação das equipes para atender à diversidade dos estudantes.
.JPG)
“Estamos dando início à Jornada Pedagógica com temas da atualidade, como a neurodiversidade. Precisamos estar preparados para receber esses alunos, oferecer apoio a eles e às famílias. O ano letivo está começando, e este é o momento de nos prepararmos”, afirmou.
A Jornada Pedagógica tem continuidade nesta sexta-feira (06), com momentos de planejamento pedagógico, quando os educadores irão discutir e organizar as ações que nortearão o ano letivo de 2026.