Foto: Ascom/Secid
Cerca de 72% das ruas na zona urbana das 224 cidades do Piauí são pavimentadas, é o que afirma o Governo do Estado, que tem uma meta de pavimentar pelo menos 75% do total dessas vias até o final do ano. Para atingir o objetivo, a gestão estadal tem intensificado os investimentos nessa área.
As obras de pavimentação urbana garantem melhores condições de tráfego, acessibilidade e qualidade de vida para a população urbana, além de promover mais segurança, saúde e mobilidade. Ao substituir a lama e a poeira por calçamento de qualidade nas cidades, o Governo do Estado conecta bairros, moderniza áreas urbanas e fortalece o desenvolvimento dos municípios piauienses.
Atualmente, 140 municípios do Piauí já possuem mais de 70% de suas áreas urbanas pavimentadas, um avanço expressivo em relação a janeiro de 2023, início da gestão do governador Rafael Fonteles, quando esse número era de 88 municípios, representando um crescimento de 59,09% no período.
O avanço é ainda mais expressivo em parte do estado. 28 municípios já atingiram percentual de pavimentação urbana igual ou superior a 95%, entre eles Bocaina, Nova Santa Rita, Bom Princípio do Piauí, Palmeirais, Buriti dos Montes, Paquetá, Campo Maior, Pimenteiras, Cocal de Telha, Santa Cruz do Piauí, Domingos Mourão, Santana do Piauí, Floriano, Santo Inácio do Piauí, Francisco Ayres, São Félix do Piauí, Francisco Macedo, São Gonçalo do Piauí, Jatobá do Piauí, São João da Canabrava, Joca Marques, São Luís do Piauí, Lagoinha do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Miguel Alves, Socorro do Piauí, Murici dos Portelas e Vera Mendes. Já a capital, Teresina, conta com quase 88% de sua zona urbana pavimentada.
Diversas secretarias estaduais têm contribuído para os avanços na pavimentação urbana, entre elas a Secretaria das Cidades (Secid). Desde 2023, a pasta executou 1.321.231,10 m² de pavimentação, totalizando investimentos de R$ 171.327.761,70.
Segundo a secretária das Cidades, Vilani Silva, a ampliação da pavimentação urbana é uma diretriz definida desde o início da atual gestão. “O governador Rafael Fonteles estabeleceu a missão de alcançar um mínimo de 75% da área total das zonas urbanas pavimentada em todo o Piauí até o final de 2026. Assim como as demais secretarias, a Secid tem feito sua parte para contribuir com essa meta. Entendemos que a infraestrutura urbana é algo básico para garantir uma vida digna à população e promover o desenvolvimento dos municípios”, destacou.
Para elevar o percentual médio estadual de pavimentação urbana e alcançar a meta de 75% na média das cidades piauienses, 84 municípios estão atualmente recebendo ou prestes a iniciar novas obras, com investimentos voltados exclusivamente à ampliação do calçamento em suas áreas urbanas.
Os investimentos também refletem diretamente no número de pessoas beneficiadas. Ao final de 2022, antes do início da atual gestão, 1.662.001 pessoas eram atendidas por obras de pavimentação em áreas urbanas. Em janeiro de 2026, esse número saltou para 1.834.618 pessoas, representando um aumento de 172.612 pessoas beneficiadas nas zonas urbanas dos municípios piauienses.