Offline
MENU
NA ONDA DO ESPORTE
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Rafael Fonteles anuncia isenção de IPVA para pessoas com deficiência no Piauí
Por Dulina Fernandes
Publicado em 01/03/2026 18:16
Piaui

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou que enviará, na próxima semana, à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de até R$ 200 mil pertencentes a pessoas com deficiência.

A proposta contempla proprietários com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), conforme critérios que serão regulamentados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“Na próxima semana, iremos encaminhar projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Piauí, isentando o IPVA para veículos de até R$ 200 mil de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda e transtorno do espectro autista”, afirmou o governador.

Segundo o Executivo estadual, a medida busca ampliar a inclusão social e reduzir custos para famílias que necessitam de veículo próprio como instrumento de mobilidade e autonomia.

Projeto precisa passar pela Alepi

O texto ainda será protocolado e precisará ser analisado e votado pelos deputados estaduais antes de entrar em vigor. Caso aprovado, o benefício passará a valer conforme regulamentação posterior da Sefaz.

Isenção também para motoristas de aplicativo

A proposta voltada às pessoas com deficiência foi anunciada dias após o governador comunicar outra iniciativa relacionada ao IPVA. Na sexta-feira (27), Rafael Fonteles informou que também enviará à Alepi um projeto de lei para conceder isenção do imposto a veículos utilizados por motoristas de aplicativo no estado.

De acordo com o chefe do Executivo, a proposta beneficiará trabalhadores que utilizam o automóvel como principal instrumento de trabalho. Os critérios para concessão da isenção também serão definidos em regulamentação da Secretaria da Fazenda.

Assim como no caso dos PCDs, o projeto dependerá da aprovação da Assembleia Legislativa para entrar em vigor. Se aprovado, o benefício deve representar redução de custos para profissionais do transporte por aplicativo.

Comentários