Foto: Reprodução
No primeiro dia de entrega do Imposto de Renda 2026 foram enviadas 11.595 declarações no Piauí até às 18h, segundo a Receita Federal. O prazo começou às 8h desta segunda-feira (23) e segue até o dia 29 de maio. Em todo o país, a expectativa do Fisco é receber cerca de 44 milhões de declarações.
Entre os piauienses que já acertaram as contas com o Leão, a maior parte deve receber valores de volta, com 87,7% das declarações indicando restituição. Outros 5,8% terão imposto a pagar, enquanto 6,5% não têm valores nem a pagar nem a restituir.
Os dados também mostram o perfil de envio. A declaração pré-preenchida foi utilizada em 62,3% dos casos, enquanto 55% dos contribuintes optaram pelo modelo simplificado. A média de idade dos declarantes foi de 45 anos.
No recorte por gênero, os homens são maioria entre os que já declararam. As mulheres representam 30,5% das declarações enviadas no estado. O envio é obrigatório para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 ao longo de 2025, entre outros critérios definidos pela Receita Federal.
O contribuinte pode preencher a declaração pelo computador ou por meio do aplicativo oficial. Quem perder o prazo está sujeito a multa, que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.