Offline
MENU
NA ONDA DO ESPORTE
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Criminosos furtam cabos da rede elétrica da prefeitura de Picos
Mais de 100 metros de cabos de 50 milímetros foram levados na ação
Por Dulina Fernandes
Publicado em 27/04/2026 17:10
Picos
Foto: Reprodução

Criminosos furtaram parte da fiação da rede elétrica do prédio da prefeitura municipal de Picos na madrugada desta segunda-feira (27). De acordo com o supervisor de iluminação pública, Ramon Alves, mais de 100 metros de cabos de 50 milímetros foram levados. O alvo da ação foi o transformador que fornece energia exclusivamente para a prefeitura. 

“Foi constatado que houve um furto de todo o cabeamento que chega a energia no prédio da prefeitura de Picos. O risco que essa pessoa passou fazendo esse furto foi enorme. Ela pegou [os fios] na saída do transformador, onde está o maior risco de alta tensão. Ela subiu no poste e cerrou.", explicou o supervisor.

A suspeita é de que pelo menos duas pessoas estejam envolvidas no crime. 

“Eu acredito que foi de uma até duas pessoas, por conta que tinha que um ficar em cima e o outro embaixo puxando a fiação. Enquanto um cortava lá em cima, a outra pessoa estava embaixo puxando a fiação que fica dentro do eletroduto. [...] Um serviço de profissional, não é de armador", destacou. 

O gestor ainda ressaltou a gravidade do contato com os cabos. Para ele, o responsável pelo furto possui conhecimento sobre a rede elétrica, devido aos riscos no manuseio da fiação. 

"É um serviço muito delicado e arriscadíssimo, por conta que é um transformador. Quando se fala em transformador, é uma energia o dobro do que tem em uma residência. Para fazer esse tipo de furto, você tem que ter equipamento. Não é só chegar, botar as suas mãos nuas e pegar um cabo desse. Ele pegou uma energia de 420 quilowatts. [...]. Acredito que está tendo o incentivo de alguém que está fornecendo equipamento para ele. Porque é um equipamento caro, não é todo mundo que pode comprar.", completou. 

O crime foi constatado na manhã desta segunda (27) após o vigia da prefeitura reportar a falta de eletricidade no prédio. Devido o ocorrido, os serviços oferecidos no órgão foram interrompidos no início da manhã. 

Segundo o supervisor, um boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil esteve no local para a realização de perícia e, em seguida, o espaço foi liberado para a reposição do cabeamento e normalização dos serviços.

Confira a entrevista com Ramon Alves:

 
Comentários