A Prefeitura de Picos, em conjunto com o Conselho Municipal da dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã de hoje 11, excepcionalmente, a culminância do dia mundial de combate ao trabalho infantil.
Entre as ações em alusão, aconteceram na Câmara Municipal de Picos, evento que reuniu autoridades locais e órgãos da administração picoense, além da sociedade civil, visando a consciencialização de todos sobre o tema.
“Vamos combater o trabalho infantil e amos erradicar isso. Vamos dar a oportunidade de criança ser criança. Nós temos que protegê-los”, suscita a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos, Carmelita Araújo.
Após o evento na Câmara Municipal em alusão ao dia mundial de combate ao trabalho infantil, aconteceu manifestação em frente à sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos, ato de panfletagem e orientação à sociedade local sobre os males provocados pela exploração do trabalho infantil.
A intenção, segundo a secretária Marinalva Lima, objetivou a sensibilização da sociedade em geral acerca do tema.
“Precisamos levar a afundo, essa questão junto à sociedade diante do trabalho infantil e combatê-lo de frente, seja com ações e orientações, seja com outros meios”, explica a gestora.
O dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data refere-se à oportunidade de sensibilizar, chamar a tenção para o debate e informar junto à sociedade em geral sobre os males da exploração da criança e do adolescente.
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o trabalho infantil significa aquele que priva a criança da sua infância, onde o seu potencial e dignidade, são vilipendiadas, diminuindo substancialmente o seu desenvolvimento mental e físico.
CCOM-PMP